Parceria entre Iphan e Secretaria de Educação amplia ações de educação patrimonial no DF – Blog do Callado
Parceria entre Iphan e Secretaria de Educação amplia ações de educação patrimonial no DF – Blog do Callado

imagem09 02 2020 03 02 57imagem09-02-2020-03-02-57

Iniciativa prevê a capacitação, o aperfeiçoamento e a especialização técnica de professores, além do desenvolvimento de atividades conjuntas e complementares na rede pública de ensino

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) vão assinar um Termo de Cooperação Técnica para a troca de conhecimento em ações de educação patrimonial. A assinatura do documento ocorrerá durante cerimônia que será realizada no dia 11 de fevereiro, na Sala Mário de Andrade, no térreo do edifício sede do Iphan, em Brasília.

A parceria a ser firmada para o intercâmbio de experiências está alinhada à Política de Educação Patrimonial do Iphan e ao Plano Distrital de Educação (2015-2024) que visa propiciar uma dimensão pedagógica inovadora, com a ampliação de possibilidades de aprendizagem e a expansão dos espaços e tempos educativos a partir da integração entre a escola e os espaços culturais.

O acordo prevê ainda a capacitação, o aperfeiçoamento e a especialização técnica de professores, orientadores educacionais e profissionais da carreira da assistência, por meio do desenvolvimento de cursos de formação, oficinas, palestras, além de outras atividades conjuntas e complementares de interesse comum.

“Ao promover a educação patrimonial, valorizamos a preservação do contexto histórico, cultural e ambiental de Brasília e também contribuímos para a ampliação da noção sobre Patrimônio Cultural e sobre os direitos e deveres básicos para a vida em sociedade e o bem-estar coletivo”, reforça o superintendente do Iphan no Distrito Federal, Saulo Santos Diniz, ao apontar a importância desse tipo de ação para a formação da identidade, da construção e da preservação da memória cultural. Ele ressalta que a educação patrimonial é um dos pilares de uma política efetiva relacionada ao Patrimônio Cultural.

O termo de cooperação técnica terá vigência de cinco anos. Nesse período, serão elaborados três livros que vão compor a coleção Patrimônio para Jovens, bem como serão realizadas as Jornadas do Patrimônio Distrital, entre outros eventos. Ao final do cronograma de atividades, em janeiro de 2025, a parceria poderá ser prorrogada, caso haja interesse do Iphan e da Secretaria de Educação.

Durante a assinatura do documento, serão distribuídas publicações do Iphan. Estarão presentes no evento, o presidente substituto do Iphan, Robson de Almeida, o superintendente do Iphan-DF, Saulo Santos Diniz, o secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz dos Passos, entre outras autoridades do Governo Federal, representantes do governo local e professores da rede pública.

Serviço: Assinatura de Termo de Cooperação Técnica em Educação Patrimonial Data: 11 de fevereiro de 2020, às 10h. Local: Sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – SEPS 713/913, bloco D, Edifício Iphan – Sala Mário de Andrade – Térreo.

Post Views: 4.221Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook. imagem09-02-2020-03-02-43

Fonte: fogocruzadodf.com.br/noticias/parceria-entre-iphan-e-secretaria-de-educacao-amplia-acoes-de-educacao-patrimonial-no-df-blog-do-callado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here