Uma flor, um carinho, um gesto de solidariedade – Agência Brasília
Uma flor, um carinho, um gesto de solidariedade – Agência Brasília

Uma flor, um carinho, um gesto de solidariedade – Agência Brasília Uma flor, um carinho, um gesto de solidariedade – Agência BrasíliaUma flor, um carinho, um gesto de solidariedade – Agência Brasília Uma flor, um carinho, um gesto de solidariedade – Agência Brasília

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência BrasíliaVinte e cinco produtores do ramo decidiram doar parte do estoque para os profissionais da área da saúde em homenagem aos esforços da classe no combate ao coronavírus. Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” Uma das clássicas frases do livro O Pequeno Príncipe (1943), de Saint-Exupéry, resume bem o gesto tocante de produtores de flores do Distrito Federal, realizado na tarde desta sexta-feira (20) em quatro hospitais do Plano Piloto. Mostrando que, assim como foi dito pela raposa ao jovem monarca loiro em dado momento da trama criada, generosidade sempre é bem-vinda, sobretudo em tempos de caos.

E, assim, após uma reunião de emergência ocorrida durante a manhã, 25 produtores do ramo decidiram doar parte do estoque para os profissionais da área da saúde em homenagem aos esforços da classe no combate ao coronavírus. Os buquês de flores tropicais como alpina, lírio, helicônia, boca de leão e rosas vermelhas, rosas e amarelas foram doadas a profissionais do Hemocentro, Hran, Hospital de Base e HMIB (Hospital Infantil de Brasília).

Para evitar o contágio, as flores foram in natura, ou seja, sem qualquer tipo de embalagem, e entregues por Francisco Jakubowski, diretor da Associação Brasiliense dos Produtores de Flores e Plantas do DF – Central Flores, que estava acompanhado de sua filha Daniela e de sua irmã Márcia. “Quando apresentamos a ideia ao secretário de Saúde ele nem acreditou, ficou felicíssimo, diante de tanto problema, adorou a ideia”, contou.

Leia também

imagem21 03 2020 04 03 58imagem21-03-2020-04-03-58

GDF pede ajuda à China para combater coronavírus

imagem21 03 2020 04 03 59imagem21-03-2020-04-03-59

DF Legal fiscaliza shoppings, feiras e academias do DF

Foto: Arquivo/Agência BrasíliaFoto: Arquivo/Agência Brasília

Mané Garrincha liberado para o combate ao coronavírus

No Hemocentro, cada doador de sangue que se dispunha a sair de casa para realizar um gesto de solidariedade, também levou uma rosa como recordação. Foi o caso da administradora Jéssica Laranjo. “Acho muito lindo essa ação porque em meio a tanto medo num cenário tão caótico, é uma forma de criar empatia e segurança”, disse a doadora, que resolveu doar sangue, após saber que a proliferação do Covid-19 pode gerar escassez de banco de sangue. “Gentileza gera gentileza. É a primeira vez que venho doar sangue”, admitiu.

A iniciativa foi inspirada numa ação de produtores holandeses realizada recentemente na Europa. Para Francisco Jakubowski, a ação voluntária teve o intuito de amenizar o clima de tensão nos hospitais. “Claro que se colocarmos as flores na câmara fria, elas ainda podem durar um tempo, mas decidimos pela doação em solidariedade a esses profissionais que estão passando por momentos delicados e difíceis”, ressaltou o produtor. “Que cada flor simbolize um sopro de esperança”, desejou.

Técnica de enfermagem do Hran, Darlene de Souza viu como nobre a iniciativa dos Produtores de Flores do DF. “É uma ação bonita porque eles iriam sair no prejuízo, mas tiveram a bondade de lembrar de nós, ainda mais nesse momento cruel, no Brasil e no mundo todo”, confessou a profissional de saúde. “Num momento em que todos estão em suas casas, nós estamos aqui trabalhando”, emendou.

Galeria de Fotos

Gestos de solidariedadeGestos de solidariedade

imagem21-03-2020-07-03-23Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook. imagem21-03-2020-07-03-24

Fonte: fogocruzadodf.com.br/destaques/uma-flor-um-carinho-um-gesto-de-solidariedade-agencia-brasilia-fatos-verdades

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here