Na tarde deste sábado de Aleluia 11 de abril de 2020, a redação do Portal “A política e o poder” recebeu fotos e vídeos do pré-candidato a vereador por Aldeias Alta no Estado do Maranhão Carlos Oliveira (Carlitinho), ele surpreendeu os fãs do poeta Gonçalves Dias, mostrando o descaso e o abandono por parte da prefeitura municipal de Aldeias Altas –Maranhão.

O local aonde nasceu um dos maiores poetas deste pais, encontra-se abandonado, a estrada não existe mais, a estátua do artista esta jogada no meio da mata.

Se existisse um governante que zelasse por nomes importes como Gonçalves Dias, transformava esse local em um ponto turístico e históricos para a visitação de alunos das escolas pública do estado do Maranhão e demais turistas.  

Antônio Gonçalves Dias, nasceu em Aldeias Altas Município de Caxias, em 10 de Agosto 1823, o povoado de Aldeias Alta, era município de Caixa, hoje é uma cidade municipalizada com autonomia própria. Gonçalves Dias foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro, sua família tem dificuldades de visitar o local aonde nasceu o grande poeta.

Um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como “indianismo”, é famoso por ter escrito o poema “Canção do Exílio”, o curto poema épico I-Juca-Pirama e muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos, além de seu segundo mais conhecido poema chamado: Canções de Exílio que viriam a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. Foi um ávido pesquisador das línguas indígenas e do folclore brasileiro.

Agora o então Jornalista Carlos Oliveira, o Carlitinho, também nascido na mesma cidade do poeta, se orgulha por onde passa por ter nascido na mesma cidade de Gonçalves Dias, o conterrâneo se orgulha.

Carlitinho é Diretor Presidente do Grupo Folha do Trabalho, filiado aos (Republicanos), antigo PRB, ele é vice-presidente da sigla no município ele disputará uma vaga na Câmara Municipal de Aldeia Altas sua terra natal.

Vídeo no YouTube

Estátua de Gonçalves Dias
Equipe de visitação no local aonde nasceu Gonçalves Dias.
Pré-candidato a vereador Carlitinho
Carlos cumprimentando seu primo

Carlos Oliveira (Carlitinho).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here