Na manhã desta sexta- feira (23), o deputado Evandro Garla (PRB-DF), e o Secretário do Idoso Ricardo Quirino (PRB-DF), prestigiaram ...
Na manhã desta sexta- feira (23), o deputado Evandro Garla (PRB-DF), e o Secretário do Idoso Ricardo Quirino (PRB-DF), prestigiaram a Secretaria de Esporte que apresentou as novas diretrizes que serão implementadas nos Centros Olímpicos. A Secretaria está transformando as Vilas Olímpicas em Centros Olímpicos, que farão parte do programa do Governo do Distrito Federal (GDF) de oferecer atividades esportivas e de lazer gratuitamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas em regiões mais carentes do DF. O público beneficiado continua o mesmo – crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
O distrital Evandro Garla é o presidente da Frente Parlamentar do Esporte, no poder Legislativo, e percussor de iniciativa dentro da Câmara Legislativa “O esporte tem o poder de inspirar e unir as pessoas, além de ser uma grande ferramenta de inserção social. O esporte e a família são os grandes aliados do jovem na luta contra o crack, por isso, políticas públicas de incentivo à prática esportiva são essenciais em áreas carentes onde a vulnerabilidade do jovem é maior”, disse.
Para o secretario do idoso, Ricardo Quirino “A perspectiva da inclusão social dos idosos na prática esportiva é fantástica! nosso maior desafio é quebrar paradigmas que os mais velhos não podem praticar esporte. Vamos fazer dessa parceria uma grande oportunidade de proporcionar melhor qualidade de vida para nossos idosos”, indaga.
O principal objetivo dos Centros Olímpicos é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população mais carente do DF. Através de atividades sociais esportivas e de lazer, as crianças e jovens desenvolvem valores como cooperação, solidariedade, pensamento crítico, autoestima, lealdade, proporcionando, assim, enriquecimentos internos e possibilidades de aprimoramento de conduta cidadã.
Atualmente são três Centros em funcionamento: Ceilândia ( parque da vaquejada), Samambaia e São Sebastião, que hoje atendem juntos 5.500 alunos matriculados em diversas modalidades esportivas. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, para as aulas e aos finais de semana são abertos à população para o lazer. Além disso, são transformados também em espaços culturais, oferecendo a oportunidade da comunidade assistir a espetáculos de música, teatro e dança.
A Secretaria de Esporte abre para o público em outubro mais dois Centros Olímpicos: Recanto das Emas (01/10) e Gama (12/10). Em cada Centro, serão oferecidas cerca de duas mil vagas para a comunidade. As outras cidades que em breve terão as unidades são: Ceilândia (QNO 9), Brazlândia, Estrutural, Planaltina, Riacho Fundo I e Santa Maria.
Hoje, além dos servidores da Secretaria, três ex-atletas de renome nacional estão à frente dos Centros Olímpicos: Carmen de Oliveira (Ceilândia), João Vianna, o Pipoca ( São Sebastião) e Ricarda Lima ( Samambaia).
Nenhum comentário
Postar um comentário