( 00:00:00 )

domingo, 20 de janeiro de 2019

author photo

Entulhos, lixos, locais úmidos e quentes. Estas são as moradias preferidas por esse artrópode que pode levar a óbito, por sua picada, crianças e idosos.

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves em crianças e idosos.Os escorpiões não gostam de claridade. Durante o dia procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem.

Os escorpiões vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vivem sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos.

Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos (buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).

Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos(baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda.Uns dos escorpiões achado pela moradora Rayane

Em Planaltina/DF a moradora do Buritis 3, procurou este blog para fazer a denuncia. Rayane tem 3 filhos pequenos e já encontrou mais de 4 escorpiões em sua residencia. O jornalista Cláudio Ulhoa esteve no local para bater um papo com a moradora e com os vizinhos próximos.

“Estão caindo do teto, o meu medo e que minha bebe seja picada e ninguém veja.” Disse Rayne

Em conversa, Rayane disse que o chefe de Gabinete da administração regional de Planaltina, o Sr. Célio mandou em sua casa agentes de saúde, e que a orientou ela a deixar o local sempre limpo.

Conversei com os vizinhos e os mesmo relataram que esta terrível, todo dia aparece um ou dois escorpiões.

COMO PREVENIR ACIDENTES:

Mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado.

Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. CUIDADO ao mexer em caqueiros e xaxins.

Sapos e galinhas são inimigos naturais dos escorpiões. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.

EM CASO DE ACIDENTES:
Leve o acidentado IMEDIATAMENTE ao Hospital mais perto de sua região para tomar o SORO apropriado.

Se possível leve o escorpião para identificação. Isso facilitará na hora do atendimento.

Esperamos que o administrador da cidade Gilson Amorim, tome alguma providencia com as autoridades responsáveis para que possa fazer um mutirão de limpeza e prevenção no bairro.


Fonte: Blog do Ulhoa
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior