( 00:00:00 )

sábado, 19 de janeiro de 2019

author photo


Internauta usou perfil anônimo na internet; verbete foi ‘consertado’ pela equipe do GDF.
Um computador ligado à rede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com sede em Brasília, fez uma alteração no perfil do governador Ibaneis Rocha (MDB) na Wikipédia indicando que o político é “mais conhecido como Enganeis”.
A alteração no verbete foi realizada às 10h40 desta sexta-feira (18). A mudança não é ligada a nenhum perfil de usuário da Wikipédia. Isso quer dizer que não é possível – de fora dos sistemas da ANTT – rastrear a pessoa responsável.
A ANTT admite que as mudanças foram feitas por meio de um computador da agência. Em nota ao G1, disse que encaminhou o caso para a corregedoria e que “tomará todas as medidas cabíveis, inclusive de instauração de Processo Administrativo Disciplinar”.
Pelos registros da Wikipédia, a edição ficou vinculada apenas ao endereço de IP do computador responsável pela mudança. O IP é uma espécie de “CPF da conexão”: cada uma tem um número único e específico. Neste caso, o código remete à rede da ANTT.


Perfil do governador Ibaneis no Wikipédia em que é chamado de ‘Enganeis’ — Foto: Reprodução
De acordo com a Wikipédia, computadores da mesma rede fizeram outras duas “contribuições” para a enciclopédia virtual – uma para fazer ajustes na página sobre a própria ANTT e a outra sobre o time britânico de futebol Arsenal.
O G1 questionou o governo do Distrito Federal sobre o tema às 11h08, mas até a última atualização desta reportagem não recebeu retorno.

Link do Google para verbete sobre o governador Ibaneis na Wikipédia — Foto: Reprodução
Página ‘consertada’A parte em que Ibaneis é chamado de “Enganeis” foi retirada da Wikipédia às 11h26. O perfil que fez a mudança também não é identificado. O IP, no entanto, remete à Secretaria de Planejamento do GDF. Ao “consertar” o texto sobre Ibaneis, o internauta justificou: “Retirei uma parte que ofendia o atual governador do Distrito Federal”.
Ofensas na Wikipédia
Não é a primeira vez que computadores em órgãos públicos de Brasília são usados para ofender a imagem de figuras públicas na Wikipédia.
Em 2014, os jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Míriam Leitão foram alvo de ofensas na enciclopédia, partindo de um computador do Palácio do Planalto.
Após um mês de investigações, a Casa Civil informou que a comissão de sindicância criada pelo governo para apurar as críticas aos jornalistas concluiu que as alterações foram feitas pelo servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho.
À época, o funcionário público ocupava a função de chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, mas pediu exoneração em seguida.
Wikipédia
A Wikipédia é uma enciclopédia virtual e gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet. Qualquer pessoa pode alterar o conteúdo desses artigos. O registro de edições é armazenado na Wikipédia a partir do endereço de IP do dispositivo responsável pela mudança, que nada mais é do que um número de identificação atribuído a cada aparelho conectado à internet. (G1)

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior