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Goiás: Rede municipal de Educação promove atividades de incentivo à leitura

Rede municipal de Educação promove atividades de incentivo à leitura. Entrevista com autora de livro infantil, contação de histórias e drive...


Rede municipal de Educação promove atividades de incentivo à leitura.
Entrevista com autora de livro infantil, contação de histórias e drive-thru com entrega de livro foram algumas das ações realizadas pelas unidades de educação em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil.
Comemorado em 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil foi tema de várias ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, que dedica o mês para atividades de incentivo à leitura. Cultivar o hábito da leitura deve ser desenvolvido desde a infância, já que a literatura infantil propicia o estímulo da criatividade, o raciocínio, o respeito e a imaginação, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo e da linguagem.
Entrevista com autora de livro infantil, contação de histórias online e drive-thru com entrega de livros aconteceram durante a semana como forma de incentivar os estudantes da rede à leitura.
“Reconhecer a importância dos livros no processo da Educação é essencial, não somente para instituições de ensino, mas também para as famílias, pois a leitura desenvolve habilidades linguísticas essenciais para a formação humana”, pontua Eerizania de Freitas, secretária de Educação do município, sobre o papel fundamental que a escola exerce na inserção da literatura na vida dos estudantes.
Isabelly Silva, estudante do 3º ano da Escola Municipal Manoel Gonçalves, foi finalista da edição de 2020 do projeto da rede “Contadores de Histórias”. A criança de 8 anos, que é apaixonada pela leitura, sempre faz questão de ler um livro por dia e contar a história para todos da sua casa. Elizabeth Silva, mãe da estudante, afirma que a filha se diverte mais lendo do que brincando. “A Isabelly lê para todos aqui de casa, mas principalmente para o meu pai, avô dela, que está de cama há alguns anos. 
A gente sente que, de alguma forma, ele se diverte junto com ela”, diz a mãe, emocionada.
Para Fabiana Martins, professora da Escola Municipal Jerônimo Vaz, é essencial incluir os livros no dia a dia das crianças para fortalecer o hábito da leitura e estimular os benefícios que ela promove. “Como educadora, uso a inovação por meio da caracterização de alguns personagens literários para despertar a atenção das crianças para a leitura”, conta a professora, que se caracterizou da personagem Emília durante suas aulas.
A professora Edna Elói, da Escola Municipal Professora Lena Leão realizou uma bela ação literária com seus estudantes do 4º ano. Após lerem o livro “O Espelho Amalucado”, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e entrevistar a autora da obra, Simone Athayde. O encontro foi realizado por meio de vídeo e contou com a participação interessada e empolgada dos estudantes. “Pensando em evidenciar o mês do livro infantil e sua importância, trouxe aos meus estudantes a obra de uma escritora da nossa cidade. Preparei um material de vídeo contando a história do livro, fizemos a leitura e estudamos a biografia da autora”, explica a professora.
Edna relata que se impressionou com o comprometimento e a criatividade das crianças na elaboração das perguntas, e que este foi um momento muito especial tanto para as crianças, quanto para a convidada. “Fiquei encantada com a organização da aula virtual, com a participação das crianças, as perguntas inteligentes e o interesse demonstrado. A minha vontade era poder estar presencialmente com eles para poder abraçar cada um com muito carinho”, conta Simone Athayde. A escritora também demonstrou muita gratidão a todos em nome da professora Edna Elói, da coordenadora Carla Soares e da diretora Francisca Rosa, e exaltou a valorização da escola pela literatura local.
O Cmei Maura Helena realizou um drive-thru com entrega de livro infantil. “Nesta semana, estamos falando sobre a culinária, e usamos a Tia Anastácia, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como personagem. Para interagir com as receitas que ela faz, enviamos um kit contendo um livro, um bolinho e alguns ingredientes para que as crianças possam, além de realizar a leitura, fazer sua própria receita”, relata a gestora da unidade, Fernanda Neres.
De acordo com a assessoria pedagógica da rede, os benefícios da leitura vão muito além da alfabetização. “É ideal que a criança comece a ter convivência com livros o mais cedo possível, mesmo não sendo alfabetizada, pois a leitura de imagens também promove aprendizados”, finaliza.

Redação

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