Page Nav

HIDE

Últimas notícias

latest

NOTICIAS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

...




A disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados tem mudado a rotina nas Câmaras Municipais. Pelo menos 10,5% dos 191 vereadores da Região Metropolitana do Recife ampliaram o perímetro de suas visitas e o número de contatos políticos, nos últimos meses, de olho nas vagas de deputados estaduais e federais. É uma corrida em que alguns dificilmente vão terminar como eleitos, mas pode trazer dividendos políticos para disputas futuras. E o olhar de grande parte é 2012, quando haverá eleições municipais. Mas nenhum dos 20 vereadores pré-candidatos admite, claro, entrar na briga deste ano para perder.

O projeto da maioria dos pré-candidatos é voltado para a Assembleia. Dos 20, 13 tentam pavimentar o caminho para a Casa Joaquim Nabuco. As câmaras do Recife e de Jaboatão dos Guararapes apresentam os maiores números de pretendentes. Por enquanto, sete parlamentares da capital admitem, em público ou para assessores, que vão pedir votos para deputado estadual. A lista inclui o presidente da Casa, Múcio Magalhães (PT), e os vereadores Gustavo Negromonte (PMDB), Priscila Krause (DEM), Daniel Coelho (PV) e Vicente André Gomes (PCdoB).

O peemedebista, que deve herdar as bases do pai, o ex-deputado João Negromonte, falecido em novembro de 2008, admite estar com a pré-campanha em passos acelerados. "Estamos em fase de conversas, mas já fechando dobradinhas", revelou Gustavo. Os dias de carnaval exemplificam bem o propósito do peemedebista. Ele esteve, além do Recife, em cinco municípios da Região Metropolitana e do interior.

Em números absolutos, Jaboatão aparece depois do Recife na disputa para a Assembleia. Três do quatro vereadores dispostos a se candidatar estão nesse barco: Eliezer Costa (PRB), Moisés Silva (PTB) e Idivan Bezerra (PRP). Em dezembro, Idivan colocou seu nome na rua. Faixas foram postas em pontos estratégicos das rodovias pernambucanas. Nos bastidores, Idivan e Moisés assumem que terão uma tarefa difícil. O primeiro obteve, em 2008, 2.420 votose o segundo, 2.789 votos. Se prevalecer a lógica de 2006, ambos terão que multiplicar, na melhor das hipóteses, a votação por sete vezes. Coronel José Alves (PAN) elegeu-se com 15.212, mas Manoel Ferreira (PFL) precisou de 138.057 para ficar com a última vaga de sua coligação.

A quantidade de vereadores candidatos pode ser bem maior do que os 20 atuais. No caso do Recife, a disputa pode contar, ainda, com dois petebistas, Carlos Gueiros e Francismar Pontes, que avaliam possíveis candidaturas, bem como Jurandir Liberal (PT). "A decisão depende do entendimento das bases", adiantou o petista. Dos pré-candidatos da capital, dois sinalizaram para a Câmara de Deputados. Roberto Teixeira (PP) tem percorrido o interior em busca de apoios, enquanto Josenildo Sinésio (PT) pode se tornar o candidato dos movimentos populares. Enquanto Josenildo deve contar com o apoio de parte da Igreja Católica, o pastor Zacarias Vilharba (PRB), de Jaboatão, terá a chancela da Igreja Universal do Reino de Deus. E, nessa disputa, os candidatos não precisam se afastar das câmaras municipais.
Fonte ;http://www.diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário