Johnny Braga e Estela Monteiro Os transtornos causados pela chuva que caiu hoje sobre vários pontos do Distrito Federal foram muitos. ...
Johnny Braga e Estela Monteiro
Os transtornos causados pela chuva que caiu hoje sobre vários pontos do Distrito Federal foram muitos. Quedas de árvores, acidentes de trânsito, estragos em pontos comerciais, falta de energia em vários hospitais e residências e alagamentos foram os principais acontecimentos da tarde de hoje. A chuva refrescou a cidade após o forte calor registrado ontem e na manhã de hoje.
Pelo menos 24 pontos da Asa Norte ficaram sem energia, incluindo a região da Universidade de Brasília (UnB). Por lá, a queda de uma árvore, por volta de 12h40, entre as vias L2 e L3 Norte, na altura da 601 Norte, sobre um poste causou a interrupção do fornecimento elétrico para a Universidade. Além da UnB, a sede da Confederação Nacional de Agricultura, na Mitra Diocesana e na Associação Jesuíta de Educação.
Os ventos fortes provocou estrago no Setor Bancário Sul. Na Quadra 1, próximo ao Banco do Brasil uma cobertura caiu e assustou quem estava por lá. As telhas e um toldo de um restaurante não suportaram a força do vento e voaram para uma praça.
De acordo com o Corpo de bombeiros, haviam pessoas no restaurante, mas todos conseguiram sair antes da queda.
Uma passarela (foto ao lado) de um restaurante próximo a Concha Acústica não suportou a força do vento e foi arrancada. Ninguém se feriu.
QUEDA DE ENERGIA
Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a região mais afetada com a queda da luz foi Sobradinho, com cerca de 5,3 mil residências sem energia. A área atingida cobre o Setor de Mansões e o condomínio Moradas da Serra. A interrupção da eletricidade afetou ainda 87 pontos no núcleo rural Rio Preto, em Planaltina.
Outra localidade que também foi prejudicada foi o Setor de Oficinas Norte. De acordo com a CEB, um um problema na subestação Brasília Norte deixou 1.395 unidades consumidoras sem luz. Desses locais, estão inclusos o Hospital Infantil do Câncer, o Hospital de Apoio e o Quartel General do Exército.
Nestas regiões, o problema foi normalizado às 13h, segundo a CEB.
AINDA SEM ENERGIA
Desde às 13H59, vários pontos do Paranoá estão sem energia. entre eles, o Hospital Regional, o Parque Vivencial, Comportas da Barragem, Ermida Dom Bosco, Mosteiro São Bento, Instituto Israel Pinheiro, Village Alvorada. No Lago Sul a QI 31, o Condomínio Privê Morada Sul e Altiplano Leste, estão sem energia desde 13h59.
Nas QNP's 12, 18, pares de 22 a 28, EQNP's 8/12, 12/16 e 14/18 e Setor de chácaras do P Sul, em Ceilândia falta energia desde às 14h22.
ENERGIA RESTABELECIDA
A CEB informou que a eletricidade já foi restabelecida nos seguintes pontos: Hospital Infantil do Câncer, Hospital de Apoio do GDF, Casa de Repouso NSrª de Fátima, Sanatório Espírita de Brasília, Canil, QG do Exército, QRG, SGON Qd 5, SOFN, Chácaras Parque Rural(entre a Epia e o Lago Norte), Água Mineral e Granja do Torto. Esses locais ficaram sem luz de 12H14 até às 13H23.
No Lago Norte, as quadras QI's e QL's pares de 2 a 8. CA's de 5 a 11 e Reservatório da CAESB, a energia voltou às 13h04 (12h21 caiu).
Em Sobradinho, o Condomínio de Mini Chácaras do Setor de Mansões, Condomínio Residencial e Comercial Mansões Sobradinho, Condomínio Sobradinho Novo e Quadras de 52 a 55A do Condomínio Morada da Serra, a energia foi restabelecida às 14h16. O transtorno foi provocado pela queda de uma pipa na rede.
As QNFs 1 a 23 e CNFs 1, 2 e 3 de Taguatinga também estavam sem luz. O apagão atingiu o Hospital Geral Maternidade Infantil, Promotoria de Justiça de Taguatinga, Sesi, Senai, Facita, Setor de Indústrias da região, desde às 14h15. A energia foi reestabelcida às 16h.
Samambaia também está ficou sem luz nas seguintes quadras: QR's ímpares de 301 a 317, 501 a 517 e ADE Samambaia Sul. A eletrcidade voltou parcialmente às 14h31, e às 17h foi completamente reestabelecida.
QUEDA DE ÁRVORES
Além da árvore perto da UnB, outras três árvores caíram e atrapalharam o trânsito. O Corpo de Bombeiros registrou ocorrências na 214 Norte, na via L2, na 412/413 Norte, próximo ao Parque Olhos D'Água e na Asa Sul, entre as quadras 704/705 Sul, além da 408 Sul.
Além das árvores, uma placa de obras ficou retorcida próximo a Torre de TV.
ALAGAMENTOS
Vários pontos de alagamento também foram registrados na Asa Norte. Apesar da operação que a Administração Regional e Novacap fizeram nas últimas semanas para desobstruir os bueiros e bocas de lobo, as ações não foram suficientes para suportar a passagem da água.
No setor Bancário Norte a chuva com vento chegou a invadir prédios, porém não causou danos no interior deles.
Algumas tesourinhas e ruas próximas as quadras 510 e 511 Norte ficaram alagadas. Alguns pontos do Eixinho W também foram tomados pela água.
No Eixo Monumental, no estacionamento em frente ao Brasil 21, alguns carros que estavam estacionados chegaram a ser invadidos pela água. No mesmo local, a força do vento chegou a derrubas motos que estavam estacionadas.
CAMINHÃO TOMBA DEPOIS DE FORTE TEMPORAL
Um caminhão de lixo capotou e matou duas pessoas em São Sebastião. O veículo do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), passava em frente a uma loja de mármore, quando tombou. Os bombeiros acreditam que o motorista não enxergou uma curva sinuosa devido às fortes chuvas.
Antes de capotar, o automóvel atingiu uma casa e outros veículos que estavam parados. As vítimas ficaram presas às ferragens e receberam os primeiros socorros no local. Uma terceira vítima foi levada para o Hospital de Base em estado grave.
A Polícia Militar ajudava a controlar o trânsito, que ficou bastante congestionado no local.
Um laudo para apontar as causas do acidente foi solicitado e deve ficar pronto em 30 dias.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
Nenhum comentário
Postar um comentário