banner

quinta-feira, 26 de abril de 2018

author photo

Continuando a série de entrevistas com os pré-candidatos do PCdoB, hoje temos o educador Prof. Elias, de São Sebastião.

Como começou sua luta aqui no DF?

Do extremo da pobreza e de dificuldades, migrei para Brasília em 1971,para fugir da seca, da fome, do trabalho infantil, do preconceito, da falta de acesso à moradia e educação (tendo sido alfabetizado aos 16 anos).



Essa trajetória me levou a adquirir uma sensibilidade social, a entender as necessidades da população, e a nossa inquietude me tornou uma liderança comunitária.



Desde cedo me envolvi nos movimentos populares dedicando-me a defesa dos desfavorecidos, na luta pela moradia, pelo trabalho e pela educação. Militei também no sindicato dos Rodoviários por dez anos.

Reconhecendo que é a partir da educação que se transformam vidas tornei-me um alfabetizador popular de adultos, fundei a Casa de Paulo Freire, um centro de referência em São Sebastião, que desde 1996 já alfabetizou mais de 4 mil pessoas e capacitou mais de mil educadores.



Essa vivência, rica em experiências, me credencia para ser um porta-voz da comunidade na busca por fazer valer os direitos existentes e ampliá-los.

Quais as mudanças que o povo do DF precisa ver para tornarmos nossas cidades mais justas e com desenvolvimento?

1) Mudanças políticas – O povo do DF precisa ver uma nova Câmara Legislativa com parlamentares sensíveis aos anseios da comunidade e com atuação efetiva em defesa das classes, categorias e grupos desfavorecidos. Parlamentares comprometidos com os cidadãos e não com os interesses da minoria rica, dos grandes empresários.

2) Mudanças no atendimento a população – O DF carece da atenção do Governo nos serviços essenciais como educação, saúde, transporte, segurança, etc. O PCdoB tem o compromisso de apresentar e defender novos modelos de gestão com prioridade a atenção básica desses serviços.

3) O Desenvolvimento econômico e social passa por esse novo modelo de gestão com transparência, austeridade administrativa, apoio à iniciativas empreendedoras geradoras de emprego e renda.

De Brasília

Gustavo Alves
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade