banner

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

author photo


Brasília (DF) – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) comprovou, nas urnas, seu papel de destaque no cenário político de norte a sul do Brasil. A sigla elegeu 30 deputados federais, 42 deputados estaduais e um senador, além de um vice-governador, Carlos Brandão, no Maranhão. O PRB saiu das urnas com uma votação para lá de expressiva ao conquistar a confiança de milhões eleitores em todo o país.

Bancada federal por região
Sudeste
O estado que mais se destacou foi São Paulo, com seis republicanos eleitos no maior colégio eleitoral do país com cerca de 33 milhões de eleitores. Marcos Pereira, com 139.165 mil votos, Milton Vieira, com 77.413 mil votos e Maria Rosas, com 71.745 mil votos foram eleitos para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Celso Russomanno, Roberto Alves e Vinicius Carvalho foram reconduzidos ao cargo de deputado federal. Para a Assembleia Legislativa de São Paulo, foram eleitos Altair Moraes, Edna Macedo e reeleitos os deputados Jorge Wilson, Gilmaci Santos, Welington Moura e Sebastião Santos.

No Rio de Janeiro, a sigla será representada na Câmara dos Deputados por Wagner Montes e Rosangela Gomes. Em Minas Gerais, um dos maiores colégios eleitorais do país, Gilberto Abramo e Lafayette Andrada foram eleitos deputados federais. Para a Assembleia Legislativa, o PRB elegeu os deputados Mauro Tramonte, o mais bem votado do estado com 516.390 mil votos, Charles Santos e reelegeu o deputado Carlos Henrique.

No Espírito Santo, o PRB teve o campeão de votos para a Câmara dos Deputados ao eleger Amaro Neto deputado federal. Em seu primeiro mandato de deputado estadual, o republicano teve a votação expressiva de 181.813 mil votos. Para a Assembleia Legislativa do estado, o partido reelegeu os deputados estaduais Hudson Leal e Erick Musso.
Sul
Dos estados da Região Sul, o Paraná elegeu Luizão Goulart e Aroldo Martins. Para a Assembleia Legislativa foi eleito Alexandre Amaro. O Rio Grande do Sul reelegeu o deputado federal Carlos Gomes, que é presidente do partido no estado. Para a Assembleia Legislativa, foi reeleito o deputado Sérgio Peres e Fran Somensi, que representará as mulheres na Casa de Leis do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, Hélio Costa foi o mais bem votado do estado com 179.307 mil votos. Para a Assembleia Legislativa foi eleito o presidente do PRB no estado, Sérgio Motta.
Nordeste
Os estados de Pernambuco e Bahia foram os que mais elegeram deputados federais da região. Em Pernambuco foram eleitos Silvio Costa Filho e Bispo Ossesio para a Câmara dos Deputados. Para o Legislativo foi eleito Willian Brigido. Na Bahia, o partido elegeu João Roma e reelegeu Márcio Marinho para o quarto mandato. Para a Assembleia Legislativa baiana foi eleito Jurailton Santos e reeleito José de Arimateia. Em Alagoas, o partido elegeu Severino Pessôa a deputado federal, hoje deputado estadual e agora representará o povo alagoano na Câmara dos Deputados. Na Paraíba, foi eleito o republicano Hugo, que fortalecerá a bancada nordestina no Congresso Nacional e Nabor Wanderley reeleito deputado estadual. No Ceará, o deputado estadual David Durand foi reeleito para a Assembleia Legislativa do estado. O Piauí reelegeu o deputado estadual Gessivaldo Isaías.
Norte
No Acre, Manuel Marcos, presidente da Câmara de Rio Branco, foi eleito deputado federal com 7.489 mil votos. Para o Legislativo foi reeleita a deputada Doutora Juliana. Em Roraima o partido reelegeu Jhonatan de Jesus à Câmara dos Deputados. Para o Legislativo estadual foi reeleito Gabriel Picanço e eleito Renato Silva e Renan Filho.

No Amapá, a republicana Aline Gurgel foi eleita deputada federal e Pastor Oliveira reeleito deputado estadual. No Pará foi eleito Vavá Martins deputado federal e Fábio Freitas e Professora Nilce deputados estaduais. Já o Estado de Rondônia reelegeu o deputado estadual Alex Redano e elegeu Cabo Jhony Paixão e Pastor Alex Silva para a Assembleia Legislativa.

Centro-oeste
Na Região Centro-oeste, o Distrito Federal fez história ao eleger o deputado federal Julio Cesar. O republicano foi o deputado distrital mais bem votado na capital federal em 2014. Outro fato histórico foi a eleição de Martins Machado, o mais votado do Distrito Federal com 29.457 mil votos. Ainda para a Câmara Legislativa do DF, foi reeleito o deputado Delmasso em quinto lugar com expressiva votação. O Estado de Goiás reelegeu João Campos deputado federal, e para a Assembleia Legislativa Jeferson Rodrigues e Alysson Lima. Em Mato Grosso, foi eleito deputado estadual o republicano Valmir Moretto e para o Legislativo estadual Antonio Vaz.

Senado Federal
O Senado Federal, também conhecido como Câmara Alta, o PRB será representado na próxima Legislatura por Mecias de Jesus, eleito com 85.366 mil votos em Roraima. Mecias está no sexto mandato de deputado estadual e tem como propostas defender as melhorias na educação, com professores bem formados e bem pagos; federalização das escolas indígenas; apresentação de Emenda Parlamentar para a construção de creches e escolas na capital e nos municípios e destinação de recursos para implementar o funcionamento e ampliar as ações da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e dos Institutos Federais de Educação existentes no estado.

Representação feminina
O PRB também faz história ao eleger oito republicanas: três deputadas federais e cinco estaduais.

Para a Câmara dos Deputados, a sigla conquistou mais uma cadeira, em comparação às eleições de 2014, quando na época foram eleitas apenas duas republicanas. O time feminino vai contar com a representação das republicanas Rosangela Gomes, reeleita no Rio de Janeiro, Aline Gurgel, do Amapá, e Maria Rosas de São Paulo.

Para as assembleias legislativas foram eleitas Doutora Juliana (AC); Edna Machado (SP); Professora Nilce (PA) e Fran Somensi (RS).

Texto e arte: Agência PRB Nacional
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade