( 00:00:00 )

domingo, 9 de junho de 2019

author photo


Pesquisa revela as múltiplas vulnerabilidades que impactam crianças da Cidade Estrutural
Estudo realizado pelo Coletivo da Cidade com 394 famílias será apresentado terça-feira, 11.06, no auditório da Fiocruz Brasília.
Como é a realidade das crianças e famílias que vivem na Cidade Estrutural? Quais os fatores que afastam meninas e meninos da escola? Para responder a essas perguntas, a ONG Coletivo da Cidade realizou uma grande pesquisa, com 394 famílias, que reúnem 1793 pessoas – entre elas, 699 crianças. Os resultados serão lançados na terça-feira, 11 de junho, em Brasília.
O estudo coloca luz sobre as múltiplas vulnerabilidades que impactam a vida de crianças e adolescentes. Entre as violências a que estão submetidos, a mais frequente é a insegurança alimentar (42%), seguida por violência intrafamiliar (32%), evasão escolar (10%), negligência (5%), ameaça à vida (5%), trabalho infantil (3%) abuso sexual (2%).
“Os dados deixam claro que a vulnerabilidade não está relacionada a uma causa única, mas a uma gama de desafios que se sobrepõem”, diz Coracy Coelho, do Coletivo da Cidade. Insuficiência de renda, presença do tráfico no entorno, relações familiares fragilizadas são algumas dessas dimensões. Juntas, elas impactam a vida de meninas e meninos e a relação deles com a escola.
A boa notícia é que há formas de reverter esse cenário. Para tanto, é necessário um olhar mais amplo e cuidadoso para o território. “Os caminhos para a mudança serão debatidos na terça-feira, 11 de junho. A proposta é apresentar a pesquisa, mostrar o que já vem sendo feito na Cidade Estrutural e discutir um plano de ação para o futuro”, explica Coracy.
Durante o evento, acontecerá, também, a exposição de fotografia “A infância é coletiva”, do fotógrafo Niklas Stephan, trazendo retratos da infância na Cidade Estrutural.
O evento faz parte da integração cooperativa entre a Fiocruz e a ONG Coletivo da Cidade, integrada à Rede Social da Estrutural, no âmbito do Projeto Cidade Estrutural Saudável e Sustentável, que conta também com a participação da SES/DF, da UNB e do IFB.
Serviço:Seminário Cidade do Futuro: Estrutural Saudável e Educadora
Data: 11 de junho de 2019
Hora: das 9h às 17h
- 9h40 – Apresentação da pesquisa “Educação e evasão escolar de crianças e adolescentes na Cidade Estrutural”
Local: Auditório Interno da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília – Fiocruz Brasília, Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro
Sobre o Coletivo da Cidade
O Coletivo da Cidade é uma organização localizada na Cidade Estrutural (DF) que atua prioritariamente com o atendimento de crianças e adolescentes no contraturno escolar, oferecendo alternativas artísticas e educativas como meio de transformação social. Criado em 2011, o Coletivo é um importante espaço de convivência comunitária e capacitação profissional para os moradores da cidade, articulando-se em rede com outros grupos e instituições parceiras. Saiba mais em http://www.coletivodacidade.org/.
Mais informações:
Coracy Coelho
(61) 98227-4693
coracy@coletivodacidade.org
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior