Nasci em Salvador, no bairro da Liberdade, filha de Doralice Dalva, professora e de Simão, motorista. Casada com Edson, juntos possuímos 04...
Nasci em Salvador, no bairro da Liberdade, filha de Doralice Dalva, professora e de Simão, motorista. Casada com Edson, juntos possuímos 04 (quatro) filhos. Como boa aluna do meu pai que sempre me ensinou que na vida não existiam portas fechadas, me advertindo que eu lutasse porque para os negros tudo era muito mais difícil. Incorporei este ensinamento em minha alma e comecei a estudar passando pela escola Getúlio Vargas, Colégio das Mercês e conclui o curso colegial no Colégio Dois de Julho.
O saudoso professor de História Francisco de Borja dizia que pelos meus posicionamentos em sala de aula e apresentações de trabalhos de equipe, eu me tornaria uma boa advogada. Assimilando a orientação do mestre, acabei optando pelo curso de Direito embora achasse Medicina uma linda carreira. Assim, fui aprovada no Vestibular de Direito e ingressei na Universidade Católica do Salvador.
Assim, em 1978 colei grau em Bacharel em Direito e com todo empenho comecei a militar na advocacia formal, mas, sem perder de vistas a prática das apaixonadas defesas do curso colegial, que fazia sempre em favor dos pobres, das mulheres e dos negros.
Nesta época vislumbrei a possibilidade de ingressar na Carreira política e com o abono da ficha para o meu ingresso no MDB, do Professor Edvaldo Brito, atualmente vice-prefeito de Salvador, lancei a minha candidatura no Barro Preto do Curuzu, em um ensaio do Bloco Afro Ilê Ayê e tive votação expressiva para um trabalho de apenas 06 (seis) meses. A consciência da minha identidade negra sempre foi muito evidente e já naquela época participei de um grupo pioneiro de mulheres negras ao lado de Aline França e Rita Brito cuja sede era no Curuzu, que defendia a inclusão da mulher negra nos espaços de poder.
Nesta caminhada ocupei os cargos de: Vice – presidente da AFROBRASIL; Presidente da Comissão da Mulher Advogada em 03 gestões OAB.Ba; Presidente da ABMCJ - Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica; Conselheira Internacional da FIFCJ; Conselheira Seccional da OAB.Ba. 03 gestões; Vice Presidente da ANAAD; Vice Presidente da MONEBA – Movimento Negro Evangélico; Presidente da ANAAD – Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes; Conselheira Federal Suplente da Ordem dos Advogados do Brasil; Conselheira do Fundo de Inclusão em Educação da Mulher Afrodescendente; Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do Conselho Federal da OAB.
Na lista de obras publicadas estão: o livro O Poder de Saia; A Cor do Poder Judiciário Brasileiro (monografia) e o artigo entitulado - Inclusão Social: Cotas Sociais e Raciais Avanços ou retrocessos – apresentado na XX conferência da OAB.
Tenho concentrado forças na luta anti-racista e no combate á discriminação de gênero. Atualmente o nosso grande foco é garantir a constitucionalidade das cotas no Supremo Tribunal Federal com vistas a dar maior acesso aos negros e ás negras ás universidades públicas, visando através do conhecimento científico, enegrecer o poder no país. De mesma maneira, reforço com meu trabalho as ações conjuntas dos movimentos e grupos sociais, e do governo no intuito de acelerar a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.
Desta foma, o exercício da democracia de fato contribuirá para a maior participação dos negros e das negras nos espaços de decisão política paratidária, econômica e intelectual do País, afinal, o Brasil; é um país de Todos.
Nenhum comentário
Postar um comentário