Comitê remove 35 construções irregulares em Ceilândia Uma operação emergencial de combate a ocupações irregulares foi realizada nesta sex...
Uma operação emergencial de combate a ocupações irregulares foi realizada nesta sexta-feira (15), na Chácara Girassol, que fica no setor Sol Nascente, em Ceilândia. O saldo foi de 35 edificações removidas em seis horas de operação. Foram mobilizados cerca de 180 servidores de dez diferentes órgãos. A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Agência de Fiscalização (Agefis) coordenaram.
Entre as edificações, 32 eram feitas em alvenaria e três em madeira. Os órgãos do GDF auxiliaram em sete mudanças para outras regiões de Ceilândia. Os demais fizeram a transferência por conta própria. Foram ao chão durante a ação, ainda, 1.200 metros lineares de cerca e 35 fossas acabaram entupidas. A CEB, que também estava presente à operação, desligou três pontos clandestinos de energia e apreendeu mil metros de fio. A Caesb retirou três ligações clandestinas de água.
De acordo com levantamento pré-operacional do Comitê, as construções foram erguidas por meio de mutirão durante o Carnaval. Na área invadida está prevista a construção de equipamentos públicos e comunitários após a regularização do setor. Agentes de fiscalização vão continuar o monitoramento do local para evitar novas tentativas de ocupação.
Estiveram presentes na operação Seops, Agefis, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CEB, Caesb, SLU, Administração Regional e Terracap.
ARNIQUEIRA
Nesta sexta-feira houve também erradicações no setor Arniqueiras, em Águas Claras. O GDF atua no setor por força de uma ação civil pública, que condiciona o surgimento de novas construções à autorização judicial. Participaram da operação 35 servidores.
Foram removidas no local duas edificações. Uma na Chácara 15A e outra na Chácara 107. Na Chácara 133 foi retirado o alicerce para a construção de uma edificação. Todas as construções eram feitas em alvenaria e foram erguidas na última semana.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
Nenhum comentário
Postar um comentário