Page Nav

HIDE

Unire comemora Dia da Não Violência Ascom/Secriança

Evento trouxe Gandhi como referência para os socioeducandos A Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) realizou, nesta quarta-fe...




Evento trouxe Gandhi como referência para os socioeducandos
A Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) realizou, nesta quarta-feira (30), a I Celebração do Dia da Não-Violência. No evento, a equipe pedagógica trouxe como referência o pacifista e líder indiano Mahatma Gandhi em razão de sua ação contra a violência e na defesa das formas pacificas de solução de conflitos.

O evento foi uma iniciativa institucional para o fortalecer a proposta de educação para a paz, a promoção da solidariedade e da socioeducação, da cooperação no trabalho e, principalmente, para promover o respeito aos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens.

Durante a programação, houve uma homenagem a 63 socioeducandos que alcançaram importantes conquistas ao longo do acompanhamento socioeducativo e que, com o bom comportamento que tivera, receberam também homenages no Dia do Mérito. Foi realizada uma rodada de diálogos sobre “Cultura da Paz e da Não-Violência”, que contou com a participação do sociólogo Daniel Mota e da representante da Universidade Internacional da Paz de Brasília (Unipaz), Maria do Socorro S. Barros. Para finalizar a comemoração, o projeto socioeducativo Arte Sob Medida apresentou a peça “Violência gera violência. Gentileza gera gentileza”.

No entendimento do diretor da unidade, Gilson Braga, "possibilitar aos servidores, socioeducandos e familiares o acesso a um ambiente socioeducativo imbuído pela cultura da não violência e da cultura da paz é se voltar para a formação ético­pedagógica que fortalece a noção de Comunidade Socioeducativa dinâmica, sinérgica, harmônica e, principalmente, participativa".

Para o subchefe da unidade, Walter Antunes, celebrar o dia da não violência é comemorar uma data que vai totalmente ao encontro ao trabalho socioeducativo desenvolvido na unidade, "uma vez que saber lidar com a diferença e com a diversidade é colaborar significativamente com a formação de cidadãos e com o respeito ao ser humano".
http://www.crianca.df.gov.br/noticias/item/2117-dia-da-n%C3%A3o-viol%C3%AAncia-unire.html

Nenhum comentário