CONDIÇÕES PRECÁRIAS Enquanto as possibilidades ficam no papel, poucas medidas foram tomadas para conter a poluição. Segundo a Secreta...
CONDIÇÕES PRECÁRIAS
Enquanto as possibilidades ficam no papel, poucas medidas foram tomadas para conter a poluição. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, não há tratamento de lixo no local, no entanto, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tenta reduzir os danos ambientais de forma similar a de um aterro sanitário, mesmo sem ter uma manta impermeável para proteger o lençol freático. O governo garante que foram instaladas estruturas mínimas para captar os gases, queimá-los e tratar o chorume.
Uma vez desativada, a área do lixão não poderá, de forma alguma, ser usada para fazer edificações. Para Newton Moreira de Souza, engenheiro civil e professor da UnB, construir casas no local poderia colocar os moradores em risco. "A forte presença de gás metano e chorume presente no subsolo pode causar contaminação e até mesmo explosões, como já ocorreram na Estrutural e em outros estados brasileiros" explica Souza.
MEMÓRIA
Em 2012 a Escola Classe 1 da Estrutural, construída em cima de um lixão, foi interditada devido ao vazamento de gás metano. As crianças foram transferidas e o local permanece fechado. Luiz Berber, engenheiro da Secretaria de Educação do DF, afirmou que a licitação para a construção de uma nova unidade de ensino deverá sair ainda este ano. No entanto, ainda não se sabe como a área da antiga escola será reutilizada.
Nenhum comentário
Postar um comentário