Page Nav

HIDE

Pacientes protestam por falta de pediatras no HRC

Pacientes protestam por falta de pediatras no HRC Dois dos três médicos da especialidade que atuam na unidade não compareceram ao serviço e...


Pacientes protestam por falta de pediatras no HRC

Dois dos três médicos da especialidade que atuam na unidade não compareceram ao serviço e apresentaram atestado, diz Secretaria de Saúde


Pacientes que aguardavam atendimento no Hospital Regional de Ceilândia se revoltaram com a demora no atendimento e protestaram em frente a unidade de saúde, na tarde desta sexta-feira (25). Eles fecharam uma rua e chegaram a queimar pedaços de madeira e sacos de lixo. A Polícia Militar controlou a situação. Quem estava no hospital reclamou que apenas um médico estava atendendo os pacientes. Houve quem reclamou que a situação ocorre há pelo menos dois dias. Segundo a Secretaria de Saúde, dois dos três médicos que atendem no hospital apresentaram atestado nesta sexta, o que causou demora no atendimento.

Com a falta dos médicos, o profissional que estaria de plantão antecipou a chegada ao hospital e passou a atender os pacientes. A pasta informou ainda que à noite a pediatria do hospital estará funcionando com três médicos.

O protesto não trouxe consequências graves para o trânsito e terminou sem incidentes.

Por meio de nota a Secretaria de Sáude esclareceu o problema na unidade. "A SES/DF esclarece que os atendimentos são realizados de acordo com a classificação de risco, onde pacientes mais graves têm prioridade no atendimento."No final da tarde, segundo a secretaria, a espera da pediatria do HRC estava com cinco pacientes com classificação laranja e 30 verdes.


A pasta orienta aos pacientes que procurem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ceilândia, que também conta com pediatria. A UPA tem o propósito de desafogar a emergência do HRC. A secretaria assume ainda a falta de médicos especializados na área e afirma que é uma "realidade nacional", tanto na rede pública, quanto na privada.

CONCURSO

A Secretaria de Saúde afirma que tem feito várias convocações por meio de processo seletivo simplificado, mas não tem recebido muitos currículos para a especialidade. Das 12 vagas ofertadas recentemente, apenas cinco pediatras apresentaram documentação e destes, somente um se apresentou para o cargo. Em breve será publicado um edital de concurso público que contemplará vagas também para pediatras efetivos. Enquanto isso, a pasta permanecerá realizando convocações por contratos temporários. Atualmente o quadro é composto por 708 médicos pediatras. O déficit é de 220 especialistas.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário