Ministros do STJ ao lado de Marcos Pereira, em Brasília Brasília foi palco na noite de ontem (02) do segundo lançamento do livro “O USO D...
Ministros do STJ ao lado de Marcos Pereira, em Brasília
Brasília foi palco na noite de ontem (02) do segundo lançamento do livro “O USO DA INFORMAÇÃO COMO NOTÍCIA DO CRIME AMBIENTAL”, de autoria do advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira. A sessão de autógrafos ocorreu na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e reuniu, entre outras autoridades, cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pereira deve percorrer outras capitais do país para promover seu primeiro livro.
Jornalismo a serviço do meio ambiente
Com prefácio do ministro Marco Aurélio Mello (STF), o livro propõe discutir como a informação de crimes ambientais produzida pelos meios de comunicação pode contribuir para a preservação do meio ambiente, além de servir de instrumento para a investigação criminal. Pereira defende que a veiculação desses crimes, especialmente por emissoras de rádio e TV, pode ser utilizada na instauração do inquérito policial, do procedimento de investigação ou mesmo da ação pública incondicionada.
“O autor promoveu diálogo entre dois elementos fundamentais da Carta da República – o dever da informação, de um lado, e a proteção do meio ambiente, do outro – com o fim de formular proposta, tanto inédita quanto arguta, de utilizar o primeiro como elemento eficaz de assegurar o segundo. (…) O exercício concreto do dever de informação seria um catalisador da proteção institucional do meio ambiente”, escreveu Mello.
Marcos Antônio Pereira é especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Direito, advogado no Brasil e em Portugal e membro fundador da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP). Foi membro colaborador nas comissões de Direito à Adoção e Seleção e Inscrição da OAB/SP e vice-presidente da Rede Record de Televisão. Atualmente é membro efetivo e consultor da Comissão Especial de Gestão das Guardas e Defesas Civis da OAB/SP e presidente nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB).
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional, enviado a Brasília
Fotos: Douglas Gomes – Agência PRB Nacional
Nenhum comentário
Postar um comentário