banner

quinta-feira, 31 de julho de 2014

author photo

Do G1
    Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra o ex-governador José Roberto Arruda (PR) com 32% das intenções de voto para o governo do Distrito Federal. Em seguida, aparecem o governador Agnelo Queiroz (PT), com 17%, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), com 15%, Toninho do PSOL (PSOL), com 6%, o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 6%, e Perci Marrara (PCO), com 1%.
(Correção: após a divulgação da pesquisa, o Ibope fez ajustes nos percentuais obtidos pelos candidatos a governador. Antes, o instituto havia divulgado os seguintes números: Arruda, 30%; Agnelo 16%; Rollemberg, 14%; Toninho do PSOL, 6%; Luiz Pitiman, 5%; e Perci Marrara, 0%. A correção foi publicada às 20h08. Leia nota de esclarecimento do Ibope ao final desta reportagem)
Na pesquisa desta quarta, Arruda tem 13 pontos percentuais a menos que a soma de todos os outros candidatos (45%). O segundo turno ocorre sempre que nenhum dos candidatos alcança mais do que a soma dos demais adversários.
Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a primeira do Ibope após o registro das seis candidaturas a governador no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 5.
Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):
- José Roberto Arruda (PR): 32%
- Agnelo Queiroz (PT): 17%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 15%
- Toninho do PSOL (PSOL): 6%
- Luiz Pitiman (PSDB): 6%
- Perci Marrara (PCO): 1%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 10%
O Ibope fez a pesquisa entre os dias 26 e 28 de julho. O instituto ouviu 1.204 eleitores em todo o Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se for levada em conta a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00267/2014.
Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), 18% mencionaram Arruda. Veja abaixo:
- José Roberto Arruda (PR): 18%
- Agnelo Queiroz (PT): 11%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 5%
- Toninho do PSOL (PSOL): 2%
- Luiz Pitiman (PSDB): 2%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabe/não respondeu: 46%
Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Agnelo Queiroz tem a maior rejeição e Rollemberg, a menor:
- Agnelo Queiroz (PT): 46%
- José Roberto Arruda (PR): 32%
- Toninho do PSOL (PSOL): 9%
- Luiz Pitiman (PSDB): 9%
- Perci Marrara (PCO): 8%
- Rodrigo Rollemberg (PSB): 7%
- Poderia votar em todos: 3%
- Não sabe/não respondeu: 16%
Expectativa de vitória
De acordo com o Ibope, 38% dos entrevistados (independentemente da intenção de voto) acham que o futuro governador do Distrito Federal será José Roberto Arruda; 26% opinaram que será Agnelo Queiroz; 8% acreditam que será Rollemberg.
Nota de esclarecimento
O Ibope divulgou na noite desta quarta-feira (30) uma nota de esclarecimento sobre os ajustes na pesquisa de intenção de voto no Distrito Federal. Leia abaixo a íntegra da nota:
30 de julho de 2014
ESCLARECIMENTO SOBRE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS HOJE
O IBOPE Inteligência vem a público esclarecer que disponibilizou equivocadamente à TV Globo uma versão preliminar do relatório, cujos resultados não estavam concluídos. As perguntas de intenção de voto para Governador, Senador e Presidente apresentam pequenas diferenças em relação ao resultado definitivo, de apenas um ou dois pontos percentuais, sem portanto alterar o ranking dos candidatos neste levantamento.
INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR
- Arruda: 32%
- Agnelo Queiroz: 17%
- Rollemberg: 15%
- Luiz Pitiman: 6%
- Toninho do PSOL: 6%
- Perci Marrara: 1%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 10%
Intenção de voto para Senador
- Reguffe: 31%
- Magela: 16%
- Gim Argello: 13%
- Sandra Quezado: 2%
- Aldemário: 1%
- Expedito Mendonça: 1%
- Robson: 1%
- Jamil Magari: 1%
- Branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 16%
Intenção de voto para Presidente
- Aécio Neves: 27%
- Dilma: 26%
- Eduardo Campos: 11%
- Pastor Everaldo: 5%
- Luciana Genro: 1%
- Zé Maria: 1%
- Eduardo Jorge: 1%
- Outros com menos de 1% (Eymael, Levy Fidelix, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta): 1%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabe/não respondeu: 13%
Apesar de prestar este esclarecimento imediatamente, pedimos sinceras desculpas por todos os transtornos que podem ter sido causados.
Sinceramente,
Márcia Cavallari Nunes
CEO
IBOPE INTELIGÊNCIA

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade