banner

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

author photo

Matéria publicada em 08, de janeiro de 2017, portal A Politica e o Poder


Administrador da Estrutural não faz, o povo faz!




Por Ana Jara Macêdo

Na tarde deste sábado (7), os lideres comunitários da Estrutural voltaram a discutir temas importantes com pautas definidas, como o fechamento do lixão e segurança pública na cidade.Júlio Cesar (PRB)

O ano apenas começou e as lideranças comunitárias já se reuniram três vezes discutindo as demandas da cidade, a primeira foi no dia 03 de janeiro 2017, a segunda no dia 04, com o deputado Júlio Cesar (PRB), a terceira aconteceu hoje ás 14:00h, com convidados especiais, como o engenheiro ambientalista Gustavo Lima, o jornalista Chico Sant’Anna e o representante do Movimento Nacional dos Catadores, Ronei Alves da Silva, onde foi discutido o fechamento do lixão da Estrutural.

O líder Nei Ângelo, citou vários documentos que foram protocolados no Ministério Público questionando o presidente do conselho de segurança pública Renato Eleutério, que já tinha ciencia das denúncias contra a atual administração regional da Estrutural, como a falta de prestação de contas.

O presidente da SINPOL/DF, o Sr° Rodrigo de Niza de Castro Fernandes Franca, protocolou o ofício de nº 694.575 de 20 de junho de 2016, para o senhor Erica Seba de Castro, que é diretor geral da polícia civil do DF, assinado pela agente de polícia Marília N. de Oliveira (47.219-0), o ofício reitera o pedido de fechamento do posto de polícia da cidade, relatando a falta de recursos humanos e materiais para prestar um serviço de qualidade à população. Mediante o questionamento o presidente do conselho de segurança da Estrutural, informou aos presentes ter conhecimento dos fatos e já encaminhou as demandas para o secretário de segurança pública e paz social.

Para o líder Alexandre Bedran, o mesmo decreto que criou a Cidade Estrutural/SCIA, estipulando áreas de Escolas e Delegacia deveria ser respeitado não fechando a existente. Há nove meses a cidade esta desassistida destes serviços públicos como esta na Constituição Federal.

O presente do Conselho das Entidades Edmilson Almeida Lopes, disse que vai encaminhar todas as demandas ao Ministério Público, porque não vai perder mais tempo com administração regional, lembrou que no passado discutiu com o Banco Mundial e as propostas eram favoráveis a cidade com ganhos em royalties de petróleo, que seja falado a verdade para a comunidade local a cerca das percas dos patrimônios públicos.

Paulo Batista dos Santos (Paulão),pediu para que seja feito os encaminhamentos institucionais, com ação na Promotoria do Meio Ambiente, que a mesma assuma o fechamento do lixão com as responsabilidades sociais, pedindo que a Câmara dos Deputados entre no processo, pois podemos ter a maior crise social de Brasília.

Djalma Nascimento (Conselheiro Tutelar), que se fez presente na reunião, disse ter ciência do fechamento do lixão e vem acompanhando passo a passo, destacando que o DF tem a obrigação de subsidiar a nossa cidade, por sermos criticados e excluídos, “a minha preocupação é com os filhos dos catadores fora das escola e o os pais desempregados sem assistência do Estado”.

Ana Claudia Presidente da Cooperativa Ambiente, agradece a contribuição dos líderes comunitários da cidade, disse que esta luta não é só do movimentos dos catadores, mais sim de toda a cidade, e, reivindicou a construção dos galpões para os trabalhadores que até o momento não foram construídos. Existe dinheiro do BNDS disponível mais não estou vendo o governo reagir e o lixão será fechado no dia 17 de janeiro de 2017, destacou a presidente.

Rodrigo Abreu, disse ter preocupação com os catadores, e apontou uma solução para a indenização dos mesmos. As empresas que forem explorar o lixão da Estrutural que seja feito um estudo de ganho através de capacitação para os catadores.

Lideres presentes:

VERINALDO GUEDES

ALEXANDRE VARELA

RODRIGO ABREU

GUSTAVO LIMA (ENGENHEIRO)

NEI ÂNGELO

DOMINGOS DA PAZ

EDMILSON ALMEIDA LOPES

ALEXANDRE BEDRAN

PAULÃO BATISTA

RAIMUNDO ROCHA BRAGA (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL)

RONEI ALVES SILVA (MOVIMENTOS DOS CATADORES)

JOSÉ DE JESUS GOMES DA SILVA (PASTOR)

ALICE NOLETO DA SILVA

GERMANO GUEDES

DALTO PEREIRA

MANU NOGUEIRA

MOURA BEUQUIÓ

MURILO DA SILVA

CHICO SANT’ANNA (JORNALISTA)

RENATO ELEUTÉRIO (PRESIDENTE CONSEG)

DJALMA NASCIMENTO (CONSELHO TUTELAR)

ABADIA T JESUS (BANCO POPULAR)

FRANCISCO JOÃO DA SILVA

SILVIO HENRIQUE MARQUE PEREIRA

REGER DE LIMA SANTOS

AURICÉLIO PRAXEDES

ANA CLAUDIA DE LIMA











Fonte: A Política e o Poder por Germano Guedes
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade