banner

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

author photo


Na primeira reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança de Samambaia (Conseg) do ano 2018, realizada em (01/02), nas dependências do Corpo de Bombeiros da Quadra 416, estiveram presentes a diretoria do Conselho, os membros natos (representantes dos órgãos de Segurança Pública da Cidade e outros); o administrador Regional Paulo Silva e moradores da região.

A dinâmica da reunião se deu com respostas das autoridades às demandas apresentadas na reunião anterior pelos moradores, a chamada ‘devolutivas’. Entre elas estão: pedido de iluminação, poda de árvore, ronda ostensiva nas paradas de ônibus, retirada de entulho, quebra-molas, limpeza das faixas de pedestres, retirada de lixo da QD 507, entre outras. Assim, cada representante de órgão respondeu como, ou se, resolveu a solicitação da comunidade.

Na ocasião o presidente do Conseg de Samambaia Agenildo Neri, discorreu sobre a agenda positiva do Conseg 2018; apresentou o novo Ouvidor George Arthur da Administração Regional, como canal de recebimento de demais demandas da comunidade. De igual modo, apresentou membros do Instituto de Direito dos Brasileiros, Dr. Bruno Carneiro e Francimar Carvalho como parceiros. Estes, já prestam atendimento toda quinta-feira, na sede do Conseg com orientações jurídicas gratuitas.

“Ao todo foram 22 demandas apresentadas durante a reunião desta quinta, por escrito ou verbalizadas. Os órgãos deverão apresentar as respostas para o cidadão, na próxima reunião, agendada para a primeira quinta-feira do mês de março, com local a confirmar ” Relata Agenildo Neri.

Segundo Gilberto Alves, Diretor da Rede Colaborativa Oeste da Subsecretaria de Segurança Cidadã que engloba nove cidades do DF, incluindo Samambaia, “As reivindicações constaram em ata e foram anotadas pelos representantes de cada órgão referente as demandas e eles articularão as soluções para as devolutivas. ” Garante Gilberto.

O Conseg de Samambaia tem sua sede na Quadra 302 – Administração de Samambaia, anexo de madeira – sala 02, funciona de segunda a sexta de 8 às 12 e de 14 às 18h. Tel. 3359.9369
Para saber mais:

Diversos estados brasileiros contam com os Conselhos Comunitários de Segurança. No Distrito Federal, eles existem legalmente desde o ano 2000 e passaram a ser vinculados à SSP/DF desde 2003. Atualmente o DF possui 37 CONSEGs. Foram criados e estão regulamentados pelas leis: Decreto n.º 21.108, de 05 de abril de 2000: cria os Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal – Decreto n.º 37.462, de 05 de julho de 2016: regula os CONSEGs.

Os CONSEGs são canais de participação popular que tratam de assuntos ligados à segurança pública. São de caráter consultivo e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam essa área. Também auxiliam os órgãos de segurança pública no monitoramento, na avaliação e na gestão dos resultados alcançados na busca por solução desses problemas.

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade