banner

domingo, 24 de junho de 2018

author photo

I Seminário de Informações e Indicadores Culturais do DF
Cultura na era da informação e do conhecimento

Descrição Curta:

O I Seminário de Informações e Indicadores Culturais é estruturado em dois dias com atividades que permitem a interação e a troca sobre práticas e conteúdos que envolvem fontes e qualidade de dados, produção colaborativa, usos de indicadores no monitoramento e avaliação de projetos e políticas, redes e perspectivas futuras da interação entre Cultura, Ciência do Conhecimento e novas tecnologias.

Inscrições:https://goo.gl/forms/uaDpu0UGyDKzy4tR2

Classificação Etária: Livre

Mais Informações: (61) 3325-5212

Biblioteca Nacional de Brasíliaver mapa

Dias 28 e 29 de junho de 2018, de 09:00 às 19:00 (veja a programação completa abaixo)

Preço: Gratuito

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional, lote 2 , Asa Sul, 70070-150, Brasília, DF
DescriçãoIndicadores e sistemas de informações culturais são ferramentas de reconhecida importância para a gestão e as políticas culturais em tempos de produção de grandes volumes de dados e de seu uso estratégico na orientação gerencial e no controle social. Contudo, a ainda escassa disponibilidade de dados e indicadores não favorece processos de monitoramento, avaliação e implementação de melhorias, quando se busca alcançar resultados e concretizar as entregas previstas na gestão e garantir o controle social.

Reconhece-se que o uso de indicadores e sistemas de informação na gestão cultural ocupa lugar cada vez mais estratégico. Na Sociedade do Conhecimento e da Informação são suportes para a identificação de oportunidades, fragilidades e tradução de tendências no planejamento cultural. Indicadores e sistemas de informações culturais auxiliam no monitoramento e avaliação de ações, programas e políticas e são fontes de informação para a contextualização e definição de políticas culturais, além de serem ativos centrais na gestão e nas políticas culturais.

No contexto das realizações da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, através da realização do I Seminário de Informações e Indicadores Culturais do DF: Cultura na Era da Informação e do Conhecimento, apresentam-se oportunidades de reflexão sobre a incorporação do uso de dados e de práticas gerenciais na documentação de processos, participação, transparência e controle social na gestão cultural. Os dias de realização do Seminário apresentam-se como um espaço de diálogo e colaboração no amadurecimento das políticas culturais locais.

Estruturado em dois dias com mesas redondas, palestras, diálogos em formato de entrevista, oficina e espaço network coffee para interação, conteúdos sobre fontes e qualidade de dados, produção colaborativa, usos de indicadores no monitoramento e avaliação, redes, tecnologia e perspectivas futuras serão aspectos abordados durante os dias da programação.

Um espaço para a apresentação e identificação de possibilidades, de meios que favoreçam o uso de informações e indicadores adicionando valor ao cotidiano da produção e da gestão, reflexões e diálogos sobre o que se fez e os caminhos a trilhar usando dados, indicadores e sistemas de informação na gestão pública de cultura.

Um espaço propositivo e profícuo sobre as possibilidades em um ambiente onde recursos combinados favoreçam um diálogo amplo, complexo e próspero para a gestão e as políticas culturais locais e regionais. Busca-se reunir profissionais com abordagens que estimulem os atores da produção, gestão e políticas culturais a incorporar o uso de dados, informações e indicadores em seu cotidiano ampliando oportunidades para o ambiente cultural no DF.

Reunindo especialistas, técnicos e fazedores culturais nos dias 26 e 27 de junho de 2018, o Seminário Cultura na Era da Informação e do Conhecimento - I Seminário de Informações e Indicadores Culturais do DF traz a proposta de construção de novos conhecimentos, reflexões sobre a atuação hoje com vistas a um futuro sustentável e perene.

Dias 28 e 29 de junho de 2018, de 09h às 19h
na Biblioteca Nacional de Brasília (Auditório)
Para mais informações: (61) 3325-5212 ou 3325-6108

PROGRAMAÇÃO:


Dia 28/06 (quinta-feira):

8h30 às 9h: Credenciamento
09h às 10h: Abertura
10h às 12h: Mesa "Fontes integradas e qualidade de dados na Gestão Cultural", com Hesley Py (IBGE), Maria Luzia Zacharias e Bruno Cruz (CODEPLAN). Mediação: Daniele Dantas
14h às 16h Mesa "Referenciais para monitoramento, avaliação e tomada de decisão", com Enrique Saravia (Consultor Independente), Martina Rillo Otero (Instituo Fonte), Jainite Rueda Ramos (Subdiretora de Avaliação e Monitoramento de Programas da Secretaria de Cultura da Cidade do México) e Álvaro Santi (Observatório da Cultura de Porto Alegre/RS)
16h30 às 18h: Diálogos sobre Sociedade do Conhecimento: Teias, Redes e Dados nas Tomadas de Decisão: José Murilo (IPHAN) entrevista Clorisval Pereira Junior (Departamento de Artes e Design da PUC/RJ)
18h às 19h: Diálogos sobre Cultura, Tecnologia e Futuro: Sérgio Amadeu (UFABC) entrevista Cissi Montilla (México)
19h às 21h: Apresentação do ID CULTURA

Dia 29/06(sexta-feira)

09h às 10h30: Diálogos sobre o Papel da participação social na produção de dados: Leonardo Germani (UFG) entrevista Gilberto Vieira (DATA LABE/RJ)
10h30 às 12h: Oficina sobre produção colaborativa de dados e indicadores locais e comunitários: uma perspectiva para produtores culturais, com Gilberto Vieira (DATA LABE/RJ) (mediante inscrição)
14h às 16h: Mesa "Inovação Social Digital: controle social e cidadania ativa", com Ricardo Poppi e Adriana Veloso
16h às 17h: Networking Coffee: "Você usa dados em suas ações estratégicas na cultura?". Facilitação de Daniele Dantas.
17h às 18h: Palestra "Sociedade Pólen: trabalho cultural em rede e capitalismo cognitivo", com Giuseppe Cocco (UFRJ)
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade