banner

quarta-feira, 20 de junho de 2018

author photo

A Secretaria de Cultura lança nessa terça-feira (19), às 14h30, no Palácio do Buriti, dois chamamentos públicos voltados para atividades culturais nas regiões administrativas. O primeiro para os eventos Sabadão do Forró e Festival Regional de Repentistas do DF, ambos na Casa do Cantador, e o segundo para contratações de artista ou grupo musical, grafiteiro e oficineiro para o projeto Brasília de Todas as Culturas, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

Confira aqui os editais:


Edital Brasília de Todas as Culturas

Anexos – Brasília de Todas as Culturas

Edital Projetos Sabadão do Forró e Festival Regional de Repentistas do DF

Anexos – Projetos Sabadão do Forró e Festival Regional de Repentistas do DF

As ações se alinham à política de descentralizações de atividades culturais promovidas desde 2015 pela secretaria, com o intuito de democratizar o acesso à cultura em todo o DF e valorização da população das regiões administrativas. Nesse sentido, os editais se somam à iniciativas como como o FAC Regionalizado, que estabelece cotas do Fundo de Cultura do DF para as RAs, além do Circuito de Atividades Circenses, Brasília Cênica, Brasília Junina e a eleição e fortalecimento de 27 Conselhos Regionais de Cultura.

O edital da Casa do Cantador selecionará 50 trios de forró para o projeto Sabadão do Forró e 9 (nove) duplas de repente para o Festival Regional de Repentistas do DF a serem realizados na Casa do Cantador em Ceilândia – DF no período de julho a dezembro de 2018.

O Festival Regional de Repentistas do DF será realizado em dois dias de evento, no qual se apresentarão até cinco duplas de repentistas em cada dia. No Sabadão do Forró serão quinze edições, nas quais se apresentarão de três a quatro trios de forró pé de serra em cada edição. Os shows terão entrada gratuita e será investido o total de R$472 mil reais na programação que dura o ano inteiro.

O segundo edital, Brasília de Todas as Culturas, é realizado em parceria com o Ministério da Cultura por meio de convênio federal, e promoverá uma oferta diferenciada de atividades culturais e artísticas para a população do DF nos meses de Julho e Agosto de 2018.

Nesta etapa, o projeto prevê o investimento de R$185 mil e enfatiza a pluralidade cultural do DF, valorizando as diversas identidades de Brasília, formada por várias linguagens e tradições do nosso país. As ações, que serão realizadas em 03 Regiões Administrativas: Samambaia, Itapoã e Santa Maria entre os dias 20 e 22 de Julho de 2018.

Serão selecionados 27 artistas e grupos musicais, sendo nove do samba, nove da cultura popular e nove do blues/soul; seis grafiteiros; seis DJs ou coletivos de hip-hop e 24 oficineiros, que deverão oferecer oficinas de percussão, catira, rabeca, pife, viola, oficina de dança, workshop de guitarra e instrumentos relacionados aos gêneros.

Por meio do incentivo à ocupação do espaço público, o projeto contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento da população com a cidade em que vive, valorizando a produção cultural, local, gerando renda para cadeia produtiva dos diversos setores da economia, relacionados direta ou indiretamente com a cultura, beneficiando toda a população do Distrito Federal.

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade