banner

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

author photo


Impulsionada por Jair Bolsonaro, a professora Janaína Paschoal do PSL foi a candidata a deputada mais votada nesta eleição. Com mais de dois milhões de votos, a advogada que é uma das autoras do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff conquistou cadeira no legislativo paulista na sua estreia em eleições.

Janaína Conceição Paschoal é uma jurista, advogada e professora da Universidade de São Paulo. Obteve o grau de doutora em direito penal pela Universidade de São Paulo em 2002, orientada por Miguel Reale Júnior, com a tese Constituição, Criminalização e Direito Penal Mínimo. Atua na linha de pesquisa do direito penal econômico.

Foi uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, junto com Miguel Reale Júnior e Hélio Bicudo, e participou ativamente na tramitação do processo na Câmara dos Deputados e no Senado.

Após refletir sobre sua atuação futura na política e tendo convites de diversos partidos, Janaína aceitou o convite feito pelo Partido Social Liberal, de Jair Bolsonaro, para se filiar-se.

“No último dia do prazo, eu me filiei ao PSL. Muitas pessoas já ligadas à sigla me recomendaram. Com exceção de um ou outro ponto, o estatuto do partido confere com o que eu penso. Não há notícias de escândalos de corrupção envolvendo a sigla, ou seus membros. E não me filiei pensando em sair candidata ao cargo A, ou B. Eu me filiei com o intuito de ter a possibilidade. Se a filiação ocorresse depois do dia 7/04, uma eventual candidatura não seria possível”, afirmou na ocasião.

Inicialmente, as lideranças do partido em São Paulo a convidaram para encabeçar a chapa ao cargo de governadora pelo PSL, mas ela recusou. Também foram oferecidos outros cargos, inclusive a Vice-Presidência.

Porém, no dia 4 de agosto de 2018, desistiu, por razões familiares, uma vez que a família não poderia acompanhá-la em Brasilia. Dez dias depois anunciou a candidatura ao posto de deputada estadual por São Paulo.

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade