banner

domingo, 18 de novembro de 2018

author photo

Por:  Germano Guedes

Na manhã deste domingo (18 nov), conversei  com estudantes do Instituto Federal do Brasil (IFB), de Santa Cataria. 

Dei inicio a entrevista com o estudante Tomé, ex-morador de Sobradinho-DF, ele deixou a cidade  para morar em  Florianópolis,  o estudante  relator que esta feliz morando  no Sul do País. 

Tomé disse a nossa reportagem que vieram ao todo 32 alunos de várias regiões de Santa Catarina, para atuar em projetos de extensão no Distrito Federal, em parceria com a Escola CEF 2 da Estrutural (SCIA). 

O Instituto  tem uma reitoria em Florianópolis, com mais de  22 campos espalhados por todo o estado em 20 cidades de Santa Catarina.

Conversei com outros  alunos, que estão fazendo cursos de licenciatura em química, gerente  de direito a informação, gestão de turismo, engenheiro mecatrônica, técnico em Biotecnologia, bilingües, entres outros cursos. 

Tomé,  disse que a diferença de morar em Santa Catarina, é o clima que é bem diferente de Brasilia, o jovem elogiou a nova estadia, por lá é menos desigualdade social, deixando claro o amor que sente por Brasilia. 

Alguns alunos estão visitando Brasilia pela primeira vez, muitos ficaram chocados com a realidade a 15km do Palácio do Planalto, uma comunidade chamada Estrutural, com uma mega invasão dentro do Parque Nacional conhecida como Bairro Santa Luzia. 

Conversei com a estudante Michelle  e mais duas alunas de bilingües, das três apenas  Michelle não é surda e nem muda, a estudante relatou  as  dificuldades enfrentadas  por não ter conseguido um  Interprete de bilingües para auxiliar as três neste tour, mesmo assim  estão gostando da nova experiência em Brasília.  

A Diretora da escola CEF 2, Juliana Assumpção e a vice Diretora Edila Cristina Paiva, organizaram a visita dos alunos na Estrutural, com o intuito de mostrar a realidade e contribuir com os alunos de Santa Catarina.

A Estrutural tem muito a oferecer e contribuir com nossa sociedade. Nossas escolas, em especial o CEF 2, buscam uma educacao de qualidade e estão de portas abertas para as ações sociais que contribuem com o crescimento de nossa cidade.
O Cef 2 vem fazendo a diferença desde que a prof. Juliana chegou.  Nossa comunidade será mais forte com escolas que valorizam nossas crianças. 
Vamos unir e transformar a Estrutural. Somos uma cidade de lutadores e vencedores. Nosso nome e luta serão levados pra fora dos limites do Distrito Federal.









  
Conheça o canal  no YouTube da Maquiadora Bruna Leal, se inscreva no canal e acompanha os vídeos diários. https://www.youtube.com/channel/UCUKAmmq_2ClsLjh_UTVpb5w
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Publicidade