quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

author photo

Por Germano Guedes e Rodrigo Abreu 


Os protagonistas da implantação dos Papa Lixo na Estrutural, nesta história sou suspeito de falar a respeito  desta luta dos Papa-entulho mesmo assim vamos lá.
Em 2010, quatro líderes comunitárias da Estrutural começaram um movimento histórico de combater o descaso Ambiental e das mazelas do poder público, devido ao descaso começaram a conscientizar os moradores a não jogar lixo nas ruas da cidade.
Os prefeitos comunitários da época, Hilídia Pereira,, Germano Guedes, Rodrigo Abreu e Tânia Medeiros, foram os protagonistas desta luta, atendido na Gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), através do ex-administrador e morador da cidade Pastor Melquisedeque Portela.

Pastor Melquisedeque Portela

Os líderes sonhavam em ver uma cidade limpa e organizada, assim outros moradores seguiram suas críticas e sugestões sobre o descaso Ambiental que afetava a saúde pública e comprometia a vida humana de todos.

Para alguns opositores e até agentes públicos da administração, criticavam os líderes em redes sociais, e no meio do público da cidade, chegando a acusar os mesmos de atrapalhar o sistema público, sendo que queriam mostrarem em suas matérias jornalísticas nos blogs a realidade dos moradores.

A sujeira e o lixo tomavam conta de vários pontos da cidade, tornando uma referência negativa apara as outras cidades satélites de Brasília.

Uma vergonha para o Brasil e para o mundo, assim mesmo, não desistiram de lutar pela causa humana e Ambiental, apesar de todos ter recebido represarias e até ameaça por lutar pela dignidade humana na região administrativa, pois a fé e a coragem começaram a suprindo muitas pedras encontradas no caminho que se deparavam.

Em 10/02/2014, a primeira esperança surgiu com a “Implantação da Coleta Seletiva” que determinava a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal em vigor desde 2010.

A Lei concedeu o prazo para que todos os Lixões do País, fosse desativado e todas as cidades adotasse a “Coleta Seletiva”. Apesar de muitas promessas não cumprida pelo ex-governador Agnelo Queiroz (PT), e do ex-diretor do Serviço de Limpeza Urbana Gastão Ramos, os líderes não desistiram de cobrar até ser implantado os papa-entulho na cidade.

Na Gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), fechou definitivamente o lixão da Estrutural, e implantou os Papa Lixo nos lugares que acumulavam os maiores depósitos de lixo na Estrutural. Os serviços foram implantados na gestão do ex-administrador e morador da cidade Pastor Melquisedeque Portela.

O outro lado da Estrutural; https://www.apoliticaeopoder.com.br/2011/11/o-outro-lado-da-estrutural-por-germano.html
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Tempo Agora

ESTRUTURAL - DF TEMPO AGORA