Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Últimas notícias

latest

'O TCU não serve para nada’, diz Ibaneis após decisão que restringe recursos do GDF

'O TCU não serve para nada’, diz Ibaneis após decisão que restringe recursos do GDF Corte proibiu Executivo local de usar Fundo Consti...


'O TCU não serve para nada’, diz Ibaneis após decisão que restringe recursos do GDF
Corte proibiu Executivo local de usar Fundo Constitucional para pagar benefícios a aposentados e pensionistas da Saúde e Educação. Governador chegou a usar palavrão durante discurso no Palácio do Buriti; ouça áudio.
O governador Ibaneis Rocha(MDB) fez duras críticas ao Tribunal de Contas da União(TCU) em agenda pública nesta quinta-feira (15), em Brasília. Segundo o governador, o TCU "é um órgão que, na minha visão, [...] não serve para nada. A não ser para atrapalhar a vida de governos e de governantes".
No discurso, durante solenidade no Palácio do Buriti – sede do Governo do Distrito Federal – Ibaneis falou ainda que a Corte "gasta bilhões de reais e não serva para m... nenhuma" (ouça áudio acima).
Ao G1, o TCU informou que "lamenta e recebe com surpresa a forma, o tom e o teor das declarações proferidas pelo governador". A Corte afirmou ainda que "trata com seriedade, transparência e observância à legislação todos os processos que julga" (veja íntegra abaixo).
As declarações foram resposta a uma decisão do tribunal que, em sessão nessa quarta-feira (14), proibiu o GDF de usar recursos do Fundo Constitucional do DF (FCDF) para pagar benefícios a aposentados e pensionistas das secretarias de Educação e Saúde.
A decisão é provisória e deve ser cumprida em 30 dias. Segundo o GDF, a medida pode implicar na suspensão do pagamento dos benefícios desses servidores inativos. O Executivo local também disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).