( 00:00:00 )

domingo, 22 de setembro de 2019

author photo

Distrito Federal bate novamente recorde de calor: 36,2ºC
Os termômetros marcaram 36,2°C, em Águas Emendadas. No Plano Piloto, a temperatura máxima foi de 34,9°C
O dia de folga dos brasilienses foi de muito calor. Neste sábado (21/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um novo recorde de temperatura do ano. Em Águas Emendadas, os termômetros marcaram 36,2°C e, no Plano Piloto, a temperatura máxima foi de 34,9°C. No dia em que o DF completa 110 dias sem chuva, a temperatura teve a terceira alta seguida da semana.
Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a tendência de aumento gradual é característica do período. "Nessa época do ano o sol começa a se deslocar em direção ao Hemisfério Sul e temos uma quantidade maior de radiação chegando", explicou. Por outro lado, o meteorologista destacou que, com a chegada da chuva, prevista parao dia 25, a temperatura deve ficar mais amena.
A umidade teve leve melhora neste sábado, com o menor índice (de 13%) ocorrendo no Gama. O número é pouco maior do que o dos últimos dias, mas é suficiente para tirar o estado de emergência emitido pela Defesa Civil. Agora a situação é de alerta.
A Defesa Civil orienta que, em situações de estado de alerta, as pessoas usem soro fisiológico nos olhos e nas narinas, além de evitar aglomerações em ambientes fechados e muitos exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h. Especialistas também recomendam a hidratação constante e o uso de protetores solares, além de manter a casa ventilada, por ser comum a ocorrência de doenças respiratória nesta época.
Muana Lima, 25, buscou seguir todos os cuidados indicados para o tempo de seca. "Trouxe dois protetores solares, um chapeuzão e a água", explicou. A moradora de Sobradinho resolveu passar no Deck da Asa Norte antes de ir para a farmácia onde trabalha. "O que mais estamos vendendo é soro. Os umidificadores estão até em falta e protetor solar também está saindo muito", destacou.

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior