( 00:00:00 )

sábado, 14 de setembro de 2019

author photo

Anúncio foi feito durante a 7ª edição do evento Sejus Mais Perto do Cidadão, que já atendeu mais de 30 mil pessoas
RENATA MOURA, DA AGÊNCIA BRASÍLIASejus mais perto do Cidadão leva serviços do GDF para a Cidade Estrutural. Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Até a próxima sexta-feira (20), a população da Cidade Estrutural vai ganhar um centro de inclusão digital exclusivo para idosos. O anúncio foi feito neste sábado (14) pelo secretário de Governo, José Humberto Pires, durante as atividades da sétima edição do Sejus Mais Perto do Cidadão, uma grande ação social que reúne os serviços do Governo do Distrito Federal, Ministério Público do Distrito Federal, Defensoria Pública do DF e outros órgãos prestadores de serviços, como a Caesb e a CEB.
“Estamos muito felizes hoje de estar aqui vendo o governo bem perto da população e fazendo uma entrega importante como essa do centro de inclusão digital dos idosos”, anunciou José Humberto. Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, a sala com computadores será montada dentro das instalações da Administração Regional, localizada no Setor Central, Quadra 5. “Este é o terceiro centro que o governo entrega à população neste ano. Já inauguramos um no Sol Nascente e outro no Recanto das Emas”, afirmou.
Ele explicou que a proposta é desmistificar o uso de novas tecnologias às pessoas idosas. “Estamos iniciando com o uso do computador e da internet, e mais adiante vamos passar para os smartphones, que hoje são muito utilizados para acesso aos serviços públicos”, detalhou. Até o final do ano, a ideia é criar outros pontos de inclusão. “Vamos trabalhar para levar esses centros para todas as cidades”, disse.
ServiçosA Cidade Estrutural é a sétima a receber os serviços do programa Sejus Mais Perto do Cidadão. As atividades já foram realizadas no Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião e Candangolândia. “Atendemos mais de 30 mil pessoas com serviços diversos”, precisa o secretário Gustavo Aires.
Mais de 30 órgãos públicos foram mobilizados para levar à população serviços como a confecção da carteira de identidade, o cadastro nos programas sociais do Governo, aferição de pressão, campanhas educativas de trânsito, cuidados com a higiene bucal e saúde, vacinação e alimentação saudável.
“Estou achando uma oportunidade muito boa para dar uma olhadinha nos dentes das crianças”, afirmou a dona de casa, Priscila de Souza. Acompanhada dos filhos, João Miguel e Isadora, ela acordou cedo para aproveitar todos os serviços. “Já fui ver o cadastro do Bolsa Família, passamos aqui no dentista e agora vou medir a glicemia do meu filho, que está comendo muito doce”, contou.
Outro que não perdeu a oportunidade dos serviços oferecidos foi o aposentado Nordesto Neres. Ele passou por exames oftalmológicos e descobriu que o grau de suas lentes aumentou. “Fui muito bem atendido e a fila foi bem rápida. Tá organizado!”, elogiou.
Confira os órgãos presentes no Sejus mais perto do Cidadão, na Estrutural:
– Administração Regional do SCIA e Estrutural;

– Secretaria de Economia;
– Secretaria de Segurança Pública;
– Secretaria de Turismo;
– Secretaria da Juventude;
– Secretaria de Governo;
– Secretaria da Mulher;
– Secretaria de Saúde;
– Secretaria de Desenvolvimento Social;
– Secretaria de Atendimento à Comunidade;
– Serviço de Limpeza Urbana (SLU);
– Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab);
– Companhia Energética de Brasília (CEB);
– Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb);
– Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran);
– Polícia Civil do DF;
– Polícia Militar do DF;
– Corpo de Bombeiros Militar do DF;
– Banco Regional de Brasília – BRB;
– Correios;
– Defensoria Pública da União;
– Defensoria Pública do DF;
– Superintendência Regional do Trabalho;
– Polícia Rodoviária Federal;
– Superintendência do Sistema Penitenciário;
– Tribunal Regional Eleitoral;
– Receita Federal;
– Transporte Urbano do Distrito Federal;
– INSS;
– Justiça Federal;
– Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios;
– Ministério Público do DF e Territórios;
– Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (Frao) e Uniceub.

your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior