( 00:00:00 )

domingo, 15 de setembro de 2019

author photo
Presidente do CDDF Eugênio Piedade visita escolas do Itapoã para conhecer o seus métodos de trabalho e carências
15 de setembro de 2019.
Nesta sexta feira (13) o presidente do CDDF Eugênio Piedade, acompanhado pela Superintendente da Região Norte do CDDF Simone Santana visitaram escolas do Itapoã para conhecer seus métodos e dificuldades, viram a atenção, dedicação, carinho e amor de seus diretores e professores para com os alunos.
A primeira escola a ser visitada foi o Centro Educacional 01 do Itapoã, que atualmente atende cerca de 1500 alunos, escola que recentemente aderiu através de votação entre seus alunos ao modelo de gestão compartilhada com a segurança pública, a diretora pedagógica é a Professora Liesi Beatriz Maciel de Souza e o diretor disciplinar é o Maj PM Elio Pérez Lima e esta sob controle da Diretoria Regional de Ensino do Paranoá na pessoa do professor Isac Aguiar Castro.

A professora Beatriz, sempre que solicitada pelos alunos interrompia nossa conversa, com isso mostrando que a principal atenção é sempre o aluno, (PARABÉNS) e em uma dessas interrupções alguns alunos vieram falar sobre o calor insuportável dentro da sala e que deveria ter ar condicionado nas salas de aula.
Em uma das necessidades da escola, Beatriz comentou que precisa fazer a cobertura da quadra de esporte pôs é impossível fazer uso da mesma com o calor e sol que temos no momento, falou da necessidades de colocar projetores em salas de aulas, mais câmaras de segurança, um segurança (porteiro) na entrada da escola entre outras reivindicações dos alunos.
Logo o Maj Elio foi convidado a participar da nossa reunião, falou das necessidades e atenção que os alunos tem tanto na situação psicológica e estrutural.

O presidente do CDDF comprometeu-se a interceder junto ao Governo do Distrito federal e aos Deputados Distritais para que através de Emendas parlamentares possam sanar essas deficiências da escola.
Conheçam um pouco da Historicidade da Escola:
O atual Centro Educacional 01 do Itapoã ainda está em processo de construção de sua história. Como instituição, nascemos do anseio e da mobilização da comunidade, que se articulou para impedir que seus filhos fossem enviados para estudar em uma escola muito afastada da cidade do Paranoá. A partir dessa pressão popular, o Governo do Distrito Federal, representado na figura da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, decidiu pela criação do CEF 05 do Paranoá, em 2015.
Nossa sede física ainda é provisória; funcionávamos no prédio do antigo “Colégio Barão do Rio Branco” – instituição privada –, mas cuja estrutura física ainda não é adequada para a consecução plena dos objetivos educacionais. A escola CEF 05 contava, em 2018, com o efetivo de aproximadamente mil e cem estudantes, com idade compreendida entre 11 e 18 anos, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, modalidade de ensino que passou a ser oferecida a partir de 2016; em 2016, a escola também passou a contar com uma Sala de Recursos de Altas Habilidades / Superdotação – essa sala, em 2017, foi realocada no CEF 01 do Paranoá, em razão da precariedade da estrutura física do CEF 05.
O primeiro passo – o início das atividades letivas, ainda que em condições estruturais não tão adequadas.
O segundo passo – a mudança da escola para outro prédio no dia 15/abril 2019, em razão da precariedade estrutural do prédio anterior – foi dado, pretendemos, agora, criar, nas dependências da nova escola, um ambiente que não só favoreça, mas também estimule os educandos a irem para escola.
O Centro Educacional 01 do Itapoã, prédio também alugado, agora, localizado à DF 250, km 2,5 Sítio das Rosas Região dos Lagos– DF – CNPJ 24079850/0001-95– é uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal sob controle da Diretoria Regional de Ensino do Paranoá, sendo todo o seu trabalho norteado por esta Proposta Pedagógica, nos termos da legislação em vigor. Atualmente atendemos cerca de 1500 alunos e estamos num modelo de gestão compartilhada com a segurança pública. A diretora pedagógica é a sra. Liesi Beatriz Maciel de Souza e o diretor disciplinar é o Maj PM Elio Pérez Lima.
Dimensões físicas da EscolaSala da Direção 01 Sala de Leitura 01
Sala da EEAA 01 Sala da Supervisão Pedagógica 01
Sala Vice-direção/Administrativo 01 Sala de vídeo 02
Secretaria Escolar 01 Sala SOE 01
Sala de aula 20 Refeitório 01
Sala de professores 01 Cozinha 01
Sala de coordenação 01 Despensa/depósito 01
Almoxarifado 01 Banheiros professores MAS/FEM 02
Depósito de livros do MEC 01 Banheiros alunos MAS/FEM 04
Sala dos servidores 01 Banheiro cadeirantes 01
Também contamos com uma quadra de esportes, recém construída, mas que devido ao fato de não ter cobertura, fica impossível a prática de atividade física.
Escola Classe 01 do Itapoã
A segunda escola visitada foi a Escola Classe 01 do Itapoã
Localização em uma região com um IDH mais baixo do DF
Inaugurada em 2007 e sob a direção da mesma equipe gestões, Professora Sihami (diretora) e Professor Hiran (vice diretor), atende cerca de 1.000 crianças na faixa etária de 6 a 11 anos
Na modalidade de ensino fundamental séries iniciais
Atendendo também 200 estudantes da EJA
A conversa foi com a Diretora Sihami Mudarra, logo que entrei na escola os alunos estavam enfileirados no pátio muito concentrados cantando o hino nacional (que orgulho ver aquilo), a forma de tratamento com os alunos não foi diferente da primeira escola que visitei, a professora Sihami sempre atenciosa com os alunos e mostrando o amor que tem por sua profissão.

Mostrou-me as dependências da escola e as necessidades que gostaria de sanar, ex: reforma do parquinho, execução de um poso sobre as foças entre outras necessidades, prontamente eu como presidente do CDDF me comprometi a novamente levar à Câmara Legislativa e ao Governo do DF essas reivindicações.



Semana que vem estarei visitando outras Escolas do Itapoã e do Paranoá e área rural.
Fonte: http://egnews.com.br



your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior