Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Últimas notícias

latest

As jornalistas da Globo apresentaram telejornais vestidas de vermelho em homenagem à soltura de Lula?

Será verdade que nos dias 08 e 09 de novembro de 2019 todas as apresentadoras dos telejornais da Globo apareceram vestidas de vermelho em ...



Será verdade que nos dias 08 e 09 de novembro de 2019 todas as apresentadoras dos telejornais da Globo apareceram vestidas de vermelho em homenagem ao Lula?

A colagem de fotos surgiu nas redes sociais depois do dia 09 de novembro de 2019, algumas horas após o discurso feito pelo ex-presidente Lula no ABC, em São Paulo. Nela podemos ver sete apresentadoras e jornalistas da TV Globo vestindo roupas na cor vermelha e o texto que acompanha a colagem afirma que as repórteres teriam feito isso em homenagem ao PT e à soltura de Lula.
Será que isso é verdade ou mentira?


Texto que acompanha a colagem de fotos que também foi bastante compartilhada através grupos do WhatsApp: “Todas de vermelho essa semana. Coincidência?”. 
Em outras versões, o texto afirma que as profissionais teriam usado vermelho ontem! (foto: reprodução/Facebook)
Verdade ou mentira?

Como o texto não especifica quando foi o “ontem” ou quais são os dias da semana nos quais elas teriam se vestido com essa cor, vamos supor que se trata do dia 08, dia esse em que o ex-presidente Lula saiu da prisão, em Curitiba (PR). Para não restar dúvidas, vamos supor também que a afirmação estaria falando do dia 09 (que foi quando Lula chegou em São Paulo).

                       Reprodução/WhatsApp

Em primeiro lugar, a cor vermelha pode até ser associada ao PT (e ao comunismo, e ao Lula etc), mas não é uma cor exclusiva do partido. Portanto, usar vermelho não significa necessariamente uma homenagem a esse ou a aquele político. Mesmo assim, vamos analisar essa história direitinho!
Analisando as imagens


1 – A jornalista que aparece na foto número 1 é a Sandra Annenberg apresentando o Jornal Hoje. Acontece que ela não é mais a âncora do telejornal desde o dia 14 de setembro de 2019. Como podemos ver abaixo, sua despedida à frente do Jornal Hoje foi feita ao vivo no dia 13 de setembro de 2019:



No dia 08 de novembro de 2019, o Jornal Hoje foi apresentado por Maju Coutinho e no dia 9, sábado, por Zileide Silva (que estava de roxo).

Entre em contato com o E-farsas
(11) 96075-5663 - t.me/efarsas
2 – A Maju Coutinho não apresentou o Jornal Nacional no dia 08 e nem no dia 09. Na sexta-feira, William Bonner e Ana Paula Araújo apresentaram o Jornal Nacional e no sábado a apresentação ficou por conta de Matheus Ribeiro e Larissa Pereira. Essa foto da Maria Julia Coutinho que espalharam na web é de 20 de julho.
3 – Isabela Leite, da GloboNews, estava fazendo uma reportagem no dia 8 mostrando uma operação da Polícia Federal. Como podemos ver em uma postagem dela em seu perfil do Instagram, ela não estava de vermelho:
4 – Delis Ortiz estava usando preto na sexta-feira (dia 08) e não trabalhou no sábado. Podemos perceber que na foto que espalharam na web ela estava com o cabelo mais comprido.
5 – Outra que não trabalhou no sábado foi a garota do tempo Jacqueline Brazil e no dia da saída do Lula da cadeia (dia 08) ela estava de rosa.
6 – Fernanda Ubaid faz seu trabalho em Bauru e também não estava de vermelho no dia 8. Usou um vestido no Bom Dia Cidade e uma calça preta e camisa branca no TEM Notícias 1ª edição:


Foto: Reprodução/TV Tem
No sábado, a jornalista não trabalhou e a foto que mostra ela de vermelho é de alguns meses atrás, num dia frio (como podemos ver, ela está usando roupa com mangas e um cachecol).
7 – Essa foto é da Andreia Sadi, que não participou da cobertura do Lula saindo da cadeia e mesmo que tivesse, usou rosa no dia 8. No sábado, de acordo com a Rede Globo, ela não trabalhou. A imagem que espalharam dela pode ser do dia 14 de junho ou 25 de julho, quando ela usou essa mesma roupa.
Conclusão
Nenhuma das profissionais mostradas nas fotos espalhadas na web vestiram roupas com a cor vermelha no dia 08 e tampouco no dia seguinte!