quinta-feira, 28 de novembro de 2019

author photo

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) promoverá, nesta quinta-feira (28), às 10 horas, uma audiência pública sobre a importância do Censo 2020. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza o recenseamento demográfico a cada dez anos e o próximo está programado para o ano que vem.
De acordo com o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que sugeriu o debate, a realização do Censo 2020 enfrenta uma série de dificuldades.
— O IBGE se encontra, já há alguns anos, em quadro de precariedade de pessoal e de infraestrutura, dificultando a preparação e planejamento de uma operação de grande porte, como o censo demográfico, que visitará 70 milhões de domicílios — disse.
Orlando Silva destaca ainda que essa situação é agravada pelo fato de não haver, até o momento, sinalização por parte do governo federal de que a operação censitária de 2020 estará contemplada no Orçamento.
— Por esses motivos, o Censo de 2020 corre risco de ser realizado de forma incompleta, precária, ou até mesmo de ser adiado.
Foram convidados para o debate, entre outros a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra; a representante da Associação de Servidores do IBGE (Assibge), Dione Conceição de Oliveira; o pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo (USP), Rogério Jerônimo Barbosa; e a pesquisadora associada do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Débora Castanheira Pires.
A audiência está marcada para o plenário 2 da Câmara dos Deputados.
Da Agência Câmara Notícias.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Tempo Agora

ESTRUTURAL - DF TEMPO AGORA