quarta-feira, 20 de novembro de 2019

author photo


O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares. 
Essa data foi instituída oficialmente pela lei nº 12.529, de 10 de novembro de 2011, e remete ao dia em que foi morto o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no ano de 1695, em  20 de novembro, data em que comemora a consciência negra no Brasil.
Nós do Portal "A política e o poder" vamos homenagear o único presidente negro da história desse país.
Amigos leitores, você sabe quem foi Nilo Peçanha?
Ele nasceu em Campos dos Goytacazes - RJ,  no ano de 1867, foi presidente do Rio de Janeiro, senador, antes de se tornar vice-presidente do Brasil no ano de 1906 a 1909. Mesmo com pouco tempo no poder como presidente do BRASIL.  " o negro", revolucionou o país, sendo idealizador  de órgãos públicos importantes, Ex: SPI. 
Com a morte do seu antecessor, Afonso Pena, se tornou presidente em junho  em 1909, a dezembro de 1910. Em seu discurso afirmou: "farei um governo de Paz e Amor".
Como comandante da nação, aumentou de 12,4% 18,5% os capitais investidos nas indústrias, incentivou a criação das escolas técnicas, reorganizou o ministério da agricultura,  emancipando-o no atual ministério da  agricultura pecuário e abastecimento. 
Peçanha, também criou o Serviços de Proteção ao Indio, um órgão que tinha por objetivo prestar assistência a população indígena, tendo como primeiro diretor Marechal Cândido Rondon. 
O SPI foi substituído em 1967 pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio.
Essa será nossa homenagem no dia em que comemora o dia da consciência negra no Brasil.  





your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Tempo Agora

ESTRUTURAL - DF TEMPO AGORA