Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos A Secretaria de Segurança Pública do DF comemora bons índices de queda na criminalidade. Pelos da...
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
A Secretaria de Segurança Pública do DF comemora bons índices de queda na criminalidade. Pelos dados que serão divulgados oficialmente hoje, o número de vítimas de homicídios no mês passado foi o menor desde o ano 2000. No comparativo com outubro de 2018, a redução foi de 27%, de 48 para 35 casos. O levantamento aponta ainda diminuição de 13,2% neste crime nos 10 meses deste ano em relação a 2018, de 385 para 334 vítimas. O número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que reúne homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, foi menor nos 10 primeiros meses deste ano em relação a 2018. No ano passado, houve 417 casos e agora, 359. Uma queda de 13,9%.
Violência dentro de casa
Numa análise restrita a feminicídios, no acumulado deste ano, de janeiro a outubro, houve 27 crimes desta natureza contra 25 em 2018, no mesmo período. Sinal de que a violência contra a mulher é um problema sério. O governo lançou a campanha #MetaaColher. O projeto busca expor o papel de responsabilidade de cada cidadão como engrenagem importante na guerra contra o feminicídio. No último fim de semana, o DF contabilizou mais um caso, com a morte de uma mulher espancada pelo companheiro, em São Sebastião. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, estatísticas indicam que, até setembro deste ano, 84% dos crimes de feminicídio no DF ocorreram dentro de casa, em contexto de violência no ambiente familiar.