Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Últimas notícias

latest

Doença que afeta filho de Leonardo é incurável e causa dores intensas

Doença pode ser controlada com remédios e fisioterapia Reprodução/Instagram Doença que afeta filho de Leonardo é incurável e causa dor...

Doença pode ser controlada com remédios e fisioterapia

Reprodução/Instagram

Doença que afeta filho de Leonardo é incurável e causa dores intensas
Cantor Zé Felipe, 21, revelou sofrer de espondilite anquilosante, doença ligada à imunidade que provoca inflamações nas juntas e crises de dor
Recentemente, o filho do cantor Leonardo, o também cantor Zé Felipe, de 21 anos, revelou sofrer de uma doença que causa dores intensas: a espondilite anquilosante.
Trata-se de uma condição rara e difícil de ser diagnosticada, já que não existe um exame específico que aponta o problema, segundo o ortopedista Fabiano Nunes Farias, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Por causar inflamações nas juntas (artrite), principalmente no esqueleto axial (pescoço até o quadril), pessoas com espondilite têm crises de dor.
"Quando está em crise, tem um quadro incapacitante, dá muita rigidez, não consegue se mexer direito", ressalta o médico.
No entanto, por ser uma doença que atinge o corpo inteiro, há possibilidade de outras manifestações, incluindo inflamações nos olhos (uveíte); inflamações nos vasos do coração; doenças de pele, principalmente psoríase; e inflamações no intestino.
As causas são desconhecidas, porém, sabe-se que está relacionada com a imunidade do próprio paciente. Não há cura para espondilite, apenas o tratamento com objetivo de diminuir as crises.
"Existe o tratamento com anti-inflamatório, que é para melhorar os sintomas, exercícios fisioterápicos e existem alguns remédios que ajudam a controlar essa doença e que agem basicamente na parte imunológica do indivíduo", acrescenta o ortopedista.
A doença é mais comum em homens entre 20 e 40 anos. O mais importante, observa Farias, é que o tratamento seja iniciado o quanto antes.
"Se demora muito para tratar, vai estragando a articulação. Se você deixa estragar demais, tem artrose, um desgaste na junta que não tem volta."
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito para essas e outras doenças reumáticas, com medicamentos e terapia física.