Renata Alves dos Santos, de 26 anos, morreu após ser agredida na casa onde morava com a família, em São Sebastião. Veja depoimento da mãe ...
Renata Alves dos Santos, de 26 anos, morreu após ser agredida na casa onde morava com a família, em São Sebastião. Veja depoimento da mãe dela.Mãe de vítima de feminicídio no DF conta que suspeito pediu que ela assumisse crime
O homem suspeito de cometer o 28º feminicídio registrado no Distrito Federal em 2019, pediu que a mãe da vítima assumisse o crime. Na última sexta-feira (1º), Renata Alves dos Santos, de 26 anos, morreu após ser agredida na casa onde morava com a família, em São Sebastião.
Nesta segunda-feira (4), a mãe de Renata contou que após matar a mulher, Edson dos Santos Justiniano Gomes, de 43 anos, fez ameças e disse que a idosa deveria assumir o crime (veja vídeo acima).
“Ele falou que era para falar que fui eu que matei a minha própria filha, se não ele ia me matar também. E seriam duas mortas.”
Judite Alves dos Santos, de 60 anos, mora no mesmo lote onde vivia a filha. Ela contou para a polícia que, na noite de sexta-feira, o genro chegou bêbado e começou a bater na mulher.
Judite tentou evitar, mas também foi agredida. Um vizinho ouviu o barulho e chamou a polícia.
Edson dos Santos Justiniano Gomes foi preso em flagrante. Na casa onde ocorreu o crime, as marcas da violência permaneciam nesta segunda, em forma de sangue nas paredes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/f/4/1WqTI6QCGAzGIjCe3K6g/feminicidio-28.jpg?w=800&ssl=1)
O casal morava junto há pouco mais de um ano. Os dois não tinham filhos do relacionamento.
Renata deixou uma filha de 3 anos e um filho 7 anos. De acordo com familiares, as agressões contra ela eram frequentes.
“Ele agredia ela demais”, disse um tio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/A/v/zh4ltLRVGd7AWakZXzQA/feminicidio-mulher.jpg?w=800&ssl=1)
Dependência financeira
Edson já tinha sido preso por violência doméstica. Ele foi denunciado por uma amiga de Renata que presenciou as agressões e o denunciou.
Segundo a família, ele ficou três dias preso. O patrão de Edson teria pago a fiança e ele voltou para a casa da Renata.
A tia da vítima, Dinória Ferreira, acredita que a dependência financeira fazia com que Renata continuasse com o marido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/a/1/oyemZzTiSmCdRlqSeYvA/e0240-g-feminicidio-renata-02112019-frame-23603.jpg?w=800&ssl=1)
O crime
O assassinato de Renata Alves dos Santos, de 26 anos, foi no Morro da Cruz, em São Sebastião. O corpo dela foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros Militar, na residência da família, já sem vida.
Edson dos Santos Justiniano Gomes, de 43 anos, contou que a esposa tinha caído e batido com a cabeça na quina de uma mesa. Os militares constataram que ele apresentava sinais de embriaguez.
O homem foi levado para a 30ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião onde foi preso. Até a publicação desta reportagem o G1 não havia localizado a defesa do suspeito.
Fonte: Afonso Ferreira e Luísa Doyle, G1 DF e TV Globo