quarta-feira, 27 de novembro de 2019

author photo

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
O deputado Rafael Prudente (MDB) é apontado como um hábil negociador político. É o que fica comprovado com a aprovação ontem do projeto de emenda à Lei Orgânica que permite a reeleição de membros da Mesa Diretora dentro de uma mesma legislatura. Todos os presidentes da Casa tentaram sem sucesso aprovar a medida. A deputada, hoje federal, Celina Leão (PP-DF) e o ex-deputado Alírio Neto foram os que chegaram mais perto.
Mas sempre houve reações internas e de parte do Executivo. Nem parlamentares que já foram poderosos, como Benício Tavares e Gim Argello chegaram lá. Agora Prudente conseguiu, inclusive com apoio do vice-presidente, Rodrigo Delmasso (Republicanos), cotado para sucedê-lo no comando da Casa. A aprovação da chamada emenda da reeleição é um passo para a recondução de Prudente.
Surpresa
O voto do deputado Leandro Grass (Rede) a favor da Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) que libera a recondução de membros da Mesa Diretora chamou a atenção dos colegas. 
A Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, é contra o instituto da reeleição. “Não se trata de um alinhamento ideológico e programático com o Rafael (Prudente), com os deputados que apoiaram e muito menos com o governo”, disse Grass. “O fato de termos apoiado a Pelo não significa que vamos apoiar o Rafael. 
Não vincula necessariamente meu apoio a ele”, afirma. Segundo ele, foi uma adequação do regimento, uma vez que já era permitida a reeleição para outros cargos da Mesa.
Pedido atendido
O deputado Agaciel Maia (PL) também foi um voto que surpreendeu. 
O distrital sempre foi cotado para a presidência da Câmara e agora esse sonho fica mais distante. 
Pelo menos, na atual legislatura. 
O voto dele não era fundamental, já que o placar chegou a 18 votos e Rafael Prudente se absteve. 
Mas Agaciel atendeu a pedidos de integrantes do MDB, entre os quais o ex-presidente José Sarney, com quem o ex-diretor do Senado mantém uma relação de respeito. Ele chegou a comentar na tribuna a forte relação com o MDB. 
Mas o voto agora não o impede de continuar trabalhando pela presidência.
Neutro
O governador Ibaneis Rocha (MDB) não ajudou, mas também não atrapalhou a aprovação da emenda da reeleição, como outros no passado. O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), tem sido um bom aliado para o Executivo.
Expectativa e realidadeNa política, a expectativa de poder é muitas vezes mais importante do que o próprio poder. Com a emenda da reeleição, Rafael Prudente (MDB) permanece forte nas discussões na Câmara porque pode voltar ao comando.
A pergunta que não quer calar….
Leia mais
your advertise here
Próximo Próximo
Anterior Anterior

Tempo Agora

ESTRUTURAL - DF TEMPO AGORA