Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Últimas notícias

latest

Deputados federais do DF apresentaram 163 projetos em 2019

Deputados federais do DF apresentaram 163 projetos em 2019 Eixo Capital// por Alexandre de Paula No primeiro ano da nova legislatura, os d...


Deputados federais do DF apresentaram 163 projetos em 2019
Eixo Capital// por Alexandre de PaulaNo primeiro ano da nova legislatura, os deputados federais da capital apresentaram 163 projetos de lei. Cento e cinquenta e seis deles continuam em tramitação e um — de autoria de Paula Belmonte (Cidadania) — foi aprovado. O número é mais do que o dobro dos PLs protocolados pelos parlamentares do DF em 2018, quando houve 76 iniciativas do tipo. A quantidade maior explica-se em parte pela alta taxa de renovação na Câmara — apenas Erika Kokay (PT) se manteve na Casa — e pela tradição de que os legisladores apresentam número maior de PLs no começo do mandato e depois trabalham pela aprovação. Em 2015, no início da legislatura anterior, foram 223 proposições assim.
Tom amenoA reação do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao recuo de Bolsonaro na edição da medida provisória com aumento para policiais e bombeiros do Distrito Federal foi amena. O emedebista, que deu declarações explosivas ao longo do ano, preferiu manter postura cordial e destacar “o interesse e a parceria do presidente”. Recentemente, o chefe do Palácio do Buriti fez elogios a Bolsonaro e revelou, em entrevista ao Correio, que votou nele nas eleições de 2018.
A pergunta que não quer calar….
Diante de toda a novela, o reajuste para as forças de segurança do Distrito Federal realmente sairá do papel?
Foco em obras
Nas últimas declarações do ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) deixou claro que o investimento em infraestrutura e obras será a prioridade do Governo do Distrito Federal em 2020. A intenção é tocar mais de 50 ações do tipo ao longo de 2020. Transformando o Distrito Federal em um grande canteiro de obras, a ideia é mostrar uma cidade em movimento e conquistar a confiança e o apoio do eleitorado, estratégia corriqueira no mundo político.
Projetos
Ibaneis bateu recentemente no ponto de que o Distrito Federal é carente de projetos. Segundo a avaliação do emedebista e da equipe do GDF, os governos anteriores falharam na elaboração de estudos para viabilizar iniciativas e isso atrasou o andamento de diversas obras e ações que poderiam ter saído do papel. O governador garante que a produção dos projetos também se tornou prioridade.
Esforço para receber multas
O Ministério Público de Contas do Distrito Federal e a Procuradoria-Geral do DF começaram a atuar em parceria para a inscrição de devedores de multas aplicadas pelo Tribunal de Contas do DF no cadastro de inadimplentes do Serasa. O valor da dívida atualizada é de cerca de R$ 10 milhões.
Jantar com os chefs
O governador Ibaneis Rocha se reuniu, na sexta-feira, com chefs que participaram do projeto Nosso Natal e ficaram responsáveis pelas refeições dos restaurantes comunitários em 21 de dezembro. O encontro ocorreu na casa do emedebista e foi um agradecimento pelo apoio na iniciativa. No cardápio, carneiro e leitão.
Só papos

“Leio na lei de criação do juiz de garantias que, nas comarcas com um juiz apenas (40% do total), será feito um ‘rodízio de magistrados’ para resolver a necessidade de outro juiz. Para mim é um mistério o que esse “rodízio” significa. Tenho dúvidas se alguém sabe a resposta”
Sergio Moro, ministro da Justiça
“Ministro Moro expressa seu descontentamento com o juiz de garantias do presidente Bolsonaro pela palavra ‘mistério’. Em política, não há mistério. Há traição”
Debora Diniz, pesquisadora e ativista
Mandou mal – Presidente Jair Bolsonaro ao assinar medida provisória com o aumento para forças de segurança do DF sem a devida análise da equipe econômica e depois voltar atrás
Mandou bem – O comércio do DF, que teve o melhor Natal dos últimos cinco anos em 2019

Nenhum comentário