Eduardo Suplicy (PT) declarou no seu Facebook ontem (8) que “a sacralização de animais é direito sagrado respaldado pela Constituição Fede...
Eduardo Suplicy (PT) declarou no seu Facebook ontem (8) que “a sacralização de animais é direito sagrado respaldado pela Constituição Federal”.
A postagem foi motivada por conta da discussão do Recurso Extraordinário (RE) 494601 no STF nesta quinta-feira. O plenário deve julgar a Lei nº 12.131/2004 do Rio Grande do Sul, que autoriza excepcionalmente o sacrifício de animais em religião de matriz africana.
Fatos
Diferente do que afirma Eduardo Suplicy, a lei do Rio Grande do Sul possui um trecho inconstitucional. O artigo 2º da Lei nº 11.915/2003 veda “ofender ou agredir fisicamente os animais”, mas a lei 12.131 acrescentou em parágrafo único que “não se enquadra nessa vedação o livre exercício dos cultos e liturgias das religiões de matriz africana”.
Por permitir a crueldade aos animais em religião de matriz africana, o procurador do RS entrou com uma ação de inconstitucionalidade para sustar o parágrafo em questão. A permissão também contraria a Lei de Crimes Ambientais, além das normas sanitárias de abate.
Fonte: O holocausto Animal
Nenhum comentário
Postar um comentário