Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Últimas notícias

latest

Adote uma Praça: corredor de cultura no coração de Brasília

Adote uma Praça: corredor de cultura no coração de Brasília CNI vai transformar área entre o Museu da República e o edifício Touring, no âmb...


Adote uma Praça: corredor de cultura no coração de Brasília
CNI vai transformar área entre o Museu da República e o edifício Touring, no âmbito do programa coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais

Dois espaços na Esplanada dos Ministérios serão revitalizados dentro do programa Adote uma Praça, coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe). A passagem de pedestre e a área entre o Museu da República e o edifício do antigo Touring vão se transformar em eixo cultural.

A proposta de adoção é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que busca modernizar o acesso às informações relacionadas à inovação, à ciência e à tecnologia por meio da arte. “Nós vamos resgatar uma região icônica e que também é destino turístico. E que, no momento, está deteriorada e serve à marginalidade e não ao cidadão”, explica o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.
“Quem ganha com esse projeto é a cidade, o cidadão e o GDF, que terá uma redução de custos. Porque quem vai cuidar do local, da limpeza e da jardinagem, entre outros, é o adotante”Roberto Andrade, secretário de Projetos Especiais

“A ideia da CNI é criar um espaço que vai além de uma passagem pública, mas uma área multiuso e interativa. Essa é a maior proposta que já recebemos dentro do Adote [uma Praça], até hoje”, reforça o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade.

A Esplanada Cultural, nome dado pela CNI, será um espaço democrático de aprendizagem e vai ampliar a oferta de atividades culturais e educativas no Distrito Federal. Além disso, haverá uma integração entre aqueles que vão usar o túnel apenas como passagem.

Ainda segundo o diretor, a Esplanada Cultural também vai contar com estrutura para auditórios, eventos, exibição de filmes, palestras, exposições e até pequenos shows. “Teremos também um museu em parceria com o Exploratorium, localizado em São Francisco [EUA], referência mundial em museu moderno e interativo. Ensina por meio de brincadeiras”, acrescenta Rafael Lucchesi.

A obra

De acordo com a CNI, a intervenção no túnel vai transcorrer juntamente com a obra civil de restauro e modernização das instalações do edifício Touring, com duração estimada em 15 meses. A inauguração dos espaços está prevista para abril de 2022. A instituição se propõe a usar, manter e cuidar do local por um período de quatro anos, com possibilidade de prorrogação desta parceria.

“Quem ganha com esse projeto é a cidade, o cidadão e o GDF, que terá uma redução de custos. Porque quem vai cuidar do local, da limpeza e da jardinagem, entre outros, é o adotante”, finaliza o titular da Sepe, Roberto Andrade.


* Com informações da Secretaria de Projetos Especiais

Nenhum comentário