Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Últimas notícias

latest

Goiás terá mais de 150 mil jovens que irá fazer a primeira votação

  Dados do TRE/GO aponta a faixa etária entre 16 a 19 anos   Douglas Rocha O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás apresenta em sua base...

 

Dados do TRE/GO aponta a faixa etária entre 16 a 19 anos
 


Douglas Rocha

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás apresenta em sua base de dados no site oficial da instituição, cento e cinquenta e três mil e quinhentos e dez pessoas de 16 a 19 anos, irão votar pela a primeira vez nas eleições municipais de 2020. O número é considerado expressivo pela Justiça Eleitoral.

A maioria dos eleitores jovens estão na faixa dos 19 anos. São setenta e três mil e quatrocentos e oito pessoas aptas a votar. Em segundo lugar, são os eleitores que completaram 18 anos com quarenta e sete mil e duzentos e sessenta, com a possibilidade de escolher o seu representante para a câmara de vereadores e prefeitura.

Os jovens de 17 anos, vinte três mil e novecentos e quatro poderão votar. Já os de 16, são oito mil, novecentos e trinta e sete eleitores. A advogada de direito eleitoral Marina Morais, afirma que o número poderia ser maior.

“Eu considero muito importante um maior engajamento dos jovens na política. No último ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro) em 2018, os nada satisfeitos com a democracia totalizavam 38,2% dos respondentes, e os pouco satisfeitos, 42%. Assim, os insatisfeitos, de modo geral, correspondiam a 80,2%. Os níveis de adesão à democracia são preocupantes. Penso que com os jovens ingressando agora como eleitores, temos uma "página em branco" de novas pessoas para formar opiniões e defender a democracia no Brasil.”

Questionada sobre o que o TRE/GO e TSE poderia fazer para elevar esse número, Morais revelou essa situação não depende só dos tribunais, o interesse de jovem em política contribui para essa situação.

“Eu acho que eles já fazem muito. Me lembro que, pelo menos até enquanto eu fui estagiária no TRE/GO, eles tinham uns programas que iam às escolas, um inclusive que chamava "Eleitor do Futuro" era bem legal. Acho que além dos tribunais, cabe às pessoas também quererem se engajar, aos pais demonstrarem menos descrença em relação à política, para que os filhos não cresçam apáticos.”

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, o estado tem quatro milhões, seiscentos e seis mil e centro e doze pessoas que poderão votar em 2020.

Fonte:http://ohoje.com/noticia/politica/n/180776/t/goias-tera-mais-de-150-mil-jovens-que-ira-fazer-a-primeira-votacao

 

Nenhum comentário