Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

A VERDADE SOBRE A SITUAÇÃO ECONÔMICA DE CRISTALÂNDIA DO PIAUÍ

  A VERDADE SOBRE A SITUAÇÃO ECONÔMICA DE CRISTALÂNDIA DO PIAUÍ Bom dia, amigas e amigos! Conforme prometido, e também de acordo com o compr...

 A VERDADE SOBRE A SITUAÇÃO ECONÔMICA DE CRISTALÂNDIA DO PIAUÍ


Bom dia, amigas e amigos!
Conforme prometido, e também de acordo com o compromisso de sermos sempre transparentes, venho apresentar aqui para vocês, e, logo mais, para toda a população de Cristalândia, a exata SITUAÇÃO ECONÔMICA da cidade, conforme a recebemos do gestor que ficou até 31 de dezembro.
Desde que assumimos o governo, em janeiro, estamos levantando a situação do município (não só econômica), e descobrindo o tamanho da quebradeira da cidade em todas as áreas, os malfeitos, e a extensão das dívidas acumuladas.
No geral, para resumir bastante, encontramos o município abandonado. Totalmente desinformatizado, sem nenhuma estrutura, com apenas UM computador funcionando na Prefeitura.
O ano letivo de 2020, sem conclusão (terminamos as aulas agora, em 7 de fevereiro).
Veículos, deteriorados.
Máquinas, quebradas. Encontramos até uma retroescavadeira quebrada na propriedade rural de um primo do ex-prefeito (veja imagem), fato já informado ao Ministério Público.
Poços com problemas de manutenção, bombas quebradas.
Fora isso, a parte ainda mais pesada: dívidas imensuráveis com a Receita Federal, com a previdência local, com precatórios, além de 94 faturas sem pagar à fornecedora de energia (Equatorial) – ou seja, encontramos a cidade sob risco de APAGÃO.
Na Saúde, o Hospital Municipal com apenas o ambulatório funcionando. Sem internação, sem centro cirúrgico adequado. Sem medicamentos na farmácia básica e no Hospital. Felizmente, conseguimos fazer pequenas compras e recebemos algumas doações!
Hoje – ainda sem levantarmos tudo – as dívidas de Cristalândia ultrapassam UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL REAIS (R$ 1.500.000,00). Não bastasse essa dívida milionária, ainda tem o salário de dezembro de 2020 que o ex-prefeito NÃO PAGOU para 75% dos servidores públicos!
Ainda estamos aguardando a finalização do balanço geral da gestão passada para vermos o real tamanho do estrago.
Ufa!
NO ENTANTO, na certeza de que viemos para ajudar a tirar Cristalândia desse buraco, e confiantes de que o trabalho sério, honesto e responsável, com o apoio do povo, é o único caminho para isso, comunico abaixo o nosso planejamento e o que temos feito para, dentro do possível, e com a máxima economia, irmos pagando cada uma das dívidas herdadas, e resolvendo cada um dos problemas deixados para nós, administradores, e para o povo.
Entre as várias ações estratégicas tomadas, destaco hoje que:
- Fizemos um acordo de pagamento da Previdência para parcelarmos R$ 1.011.000,00 + juros, e estamos honrando o compromisso com muito sacrifício. Já conseguimos eliminar uma das 11 inadimplências (11 “nomes sujos”) que o município tem junto ao CAUC/Tesouro Nacional (veja imagem);
- Na Saúde, conseguimos contratar dois médicos, inclusive um de sobreaviso (emergências), e conseguimos colocar o Hospital para funcionar no seu mínimo, inclusive para internações de baixa complexidade, ainda que provisoriamente;
- Auxiliamos a Câmara de Vereadores a pagar o débito previdenciário legislativo deixado pelo ex-presidente daquela Casa, com o compromisso de que o dinheiro será devolvido em parcelas para a Prefeitura;
- Investimos seis mil reais (6.000,00) e conseguimos fazer a manutenção de 2 poços artesianos nas localidades Vazante Grande e Tamanduá, que estavam em péssimas condições e deram problema logo no início do ano (problemas herdados), quando não tínhamos nenhum dinheiro em caixa para resolver.
Essas são apenas algumas das dezenas de ações que fizemos desde o nosso primeiro dia de trabalho. Ainda tem muito mais notícia boa para divulgar.
Com esse tipo de ação, planejada e responsável, dia após dia, pretendemos limpar o nome da cidade até outubro. Na sequência, com as contas mais equilibradas, vamos fazer investimentos no Hospital, na infraestrutura das zonas urbana e rural, em projetos para a Educação, para a Juventude, sempre com foco em entregar o que a população quer e precisa.
Também é muito importante destacar que temos que trabalhar juntos: para que a cidade consiga investir na população, é preciso que todos os habitantes estejam em dia com seus deveres de cidadão, pagando corretamente seus impostos, por exemplo. É daí que vem parte do que nossa Cristalândia pode investir em Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança. É uma troca.
Com responsabilidade e transparência, e o apoio, a torcida e o carinho do nosso povo, que entende muito bem da REALIDADE, vamos passar juntos e de cabeça erguida por todas essas etapas para, muito em breve, podermos comemorar os bons dias que virão para a nossa NOVA e FELIZ CRISTALÂNDIA.
Estamos juntos!
Moisés Filho

Fonte: Facebook do prefeito Moisés Filho











Nenhum comentário