Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

Ibaneis Rocha entrega várias obras em Santa Maria

Estabelecimento de ensino estava há seis anos e meio sem as obras serem concretizadas entre outras na cidade. A manhã desta quinta-feira (25...

Estabelecimento de ensino estava há seis anos e meio sem as obras serem concretizadas entre outras na cidade.

A manhã desta quinta-feira (25) foi marcada por intensa agenda do governador do Distrito Federal em Santa Maria. O governador do DF inaugurou a pavimentação e ciclovia da VC-371 e conferiu a iluminação da via a qual encontra-se em execução. Ibaneis assinou a ordem de serviço para a implementação da primeira etapa das obras do Parque Ecológico de Santa Maria.
Além disso, foi concluída a obra do Papa-Entulho na QR 219. Também foi realizada uma visita ao Ginásio Poliesportivo de Santa Maria, na QC 01, o qual está reformado. Em continuidade a Agência do Trabalhador foi entregue reformada. E para finalizar a primeira parte da passagem de Ibaneis Rocha foi realizada uma visita ao Parque Ecológico de Santa Maria, o qual recebeu equipamentos para os frequentadores.


Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Na segunda parte das atividades do GDF foi inaugurada a reforma da escola Porto Rico, uma antiga reivindicação da população. Bem como a o lançamento da obra da Escola Técnica de Santa Maria. E entrega de materiais esportivos para a administração local.

A solenidade de pavimentação e ciclovia VC-371 cujo efeito e a melhoria do trânsito que liga o DF às regiões de Valparaíso e Novo Gama. Pelo menos 30 mil moradores serão beneficiados. O responsável pela obra é o Departamento de Estrada de Rodagem (DER-DF). A emenda que possibilitou a obra foi da deputada Distrital Jaqueline Silva.

Na entrega de obra concluída na Escola Classe I Porto Rico, o governador Ibaneis, assinou a ordem de serviço da construção da Escola Técnica de Santa Maria. Ele afirmou que uma das coisas que dá mais prazer é inaugurar escola.

O governador destacou a importância de escola. “Só o esforço e somente a educação consegue transformar as vidas das pessoas.” E, claro, a importância de possibilitar a alunos professores, educadores para que tenham condições de ministrar as aulas e passar seus conhecimentos.

Durante o ano de 2020, o ano da pandemia do Covid-19, foram reformadas mais de 400 escolas. “Não ficamos parados”, frisou Ibaneis Rocha. Ainda destacou o trabalho das bancadas, distrital, federal e o secretariado, ressaltando que no DF se faz política de qualidade. “Quase tudo estava parado nessa cidade. Passamos um período de muita dificuldade. As coisas não andavam não existiam projetos”, disse o governador, destacando que foi necessário “arrumar a nossa casa fazendo voltar a funcionar”.

Ele também lembrou que em outros mandatos haviam emendas, que não eram executadas. “No ano de 2020, conseguimos empenhar todas as emendas federais, colocadas pelos deputados e senadores. Isso nos orgulha, porque isso é dinheiro na ponta.” Além disso, é dinheiro para quem necessita para a população que precisa de obras. “Esse é um governo de entregas, é o governo que tem o prazer da entrega. O que nos deixa felizes é a realização da entrega.”

Na área da Saúde, Ibaneis Rocha citou a regularização das UPAs, o Hospital de Santa Maria.
“Esse ano serão mais nove UPAs entregues à população, construímos o Hospital de Ceilândia, aumentamos 70 leitos no Hospital de Ceilândia, que há muito tempo não passava por uma reforma e ampliação. Tem muita coisa para fazer ainda, não dá para parar nenhum minuto, uma hora, nenhum um dia. Temos que trabalhar muito. E é para isso que a população de Santa Maria hipotecou confiança no nosso trabalho.”
“Vamos imprimir uma marca, a marca da realização com trabalho e com dignidade, do respeito à população”, disse ele, acrescentando que “essa entrega de hoje é a prova de que vale a pena trabalhar. E é assim que nós vamos continuar trabalhando pela nossa educação”.
Ibaneis disse estar ciente das reivindicações dos professores e da legitimidade dos educadores no que diz respeito à vacina contra o Covid-19, “mas nós não podemos mais prejudicar as nossas crianças”.
E, segundo o governador, são os estudantes mais carentes que estão se distanciando da educação. Por isso, é urgente o retorno das aulas presenciais, mesmo que alternadas com todo o esquema de trabalho que é montado pela Secretaria de Educação.
Ele reforça que a volta às aulas é com segurança e com a certeza que “nós vamos dar essa segurança a nossas crianças. Não podemos mais distanciar as nossas crianças das escolas públicas dos filhos abastados que estudam nas escolas particulares.Eu confio muito nos professores do DF e é com essa confiança que nós vamos retornar no dia 8.”
A administradora Regional de Santa Maria, Marileide Romão, afirmou que já mais de oito anos é esperada a conclusão da obra. Moradora desde 1992, ela lembra que os moradores viveram dificuldades. Mas agora há uma nova realidade. A obra compreende uma via completa com ciclovia e iluminação que irá beneficiar cerca de 30 mil pessoas. Marileide agradeceu o empenho do governador Ibaneis Rocha que sempre olhou com carinho para Santa Maria. Agradeceu a inauguração da Escola Classe I Porto Rico, que oferecerá ensino em tempo integral aos estudantes. Foram seis anos de dificuldades para completar a obra que agora é entregue.
O secretário da Educação, Leandro Cruz, em pronunciamento, agradeceu a Ibaneis Rocha dar a oportunidade de devolver a Escola Classe I Porto Rico à comunidade da forma que tem que ser devolvida. Ele lembrou que recebeu de Ibaneis Rocha que não seriam admitidas obras abandonadas, especialmente, na área de educação. A escola de Porto Rico é uma delas. As obras se arrastaram por seis anos e meio. “O senhor ao entrar fez a licitação, fez a renovação dessa obra, fez o que não tinham feito até hoje que foi a entrega da obra

Cruz ressaltou que a escola é entregue com estrutura, quadra coberta, onde eram guardados os entulhos, e quando assumiu o mandato, o secretário foi à escola e conferiu o estado precário da escola. “O senhor entrega essa escola absolutamente modernizada e pronta para receber nossos estudantes como o senhor entrega o início de obra de mais uma escola técnica”, disse Cruz. Também foi entregue a escola técnica de Brazlândia e em breve será inaugurada a Escola Ténica de Santa Maria por Ibaneis Rocha.



A deputada distrital Jaqueline Silva (PTB), moradora de Santa Marina, afirmou que a “gratidão é eterna” a Ibaneis Rocha, porque não teve uma demanda que eu tivesse colocado e o governador não houvesse atendido com “sensibilidade e vontade de fazer”. Ela lembrou que a comemoração do aniversário neste mês, será especial para Santa Maria. E com uma série de obras entregues e outras iniciando o processo. “Eu posso falar com propriedade o quanto essa cidade cresceu nesses dois anos que o senhor está à frente desse governo”, frsou.
“Hoje é só gratidão, gratidão a Deus, gratidão ao senhor, a todo nosso secretariado que todo mundo trabalha em conjunto para ter vontade de fazer e acontecer. E a gente tem feito a nossa parte”, acrescentou ela reforçando que todas as escolas de Santa Maria receberam recursos por meio do PDAF e não “temos nos eximados responsabilidade de fazer, esse governo é de fato de ação”.



Estiverem presentes ao evento de entrega da Escola Classe I Porto Rico, presidente da Novacap, Fernando Leite; Secretário de Governo, José Humberto; presidente da CEB, Edison Garcia; secretário de Atendimento à Comunidade Severino Cajazeiras; secretário de Empreendedorismo, Mauro da Mata; diretora de Edificação da Novacap, Virgínia Sanchez; Leronardo Firme, da Codhab; deputada federal Érika Kokai (PT-DF); secretária de Esporte, Gisele Ferreira.


Papa Entulho instalado em Santa Maria. Renato Alves/Agência Brasília

Nenhum comentário