Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

Plantio de mudas do Cerrado é realizado em Corumbá de Goiás

Uma extensa área de lazer, no centro de Corumbá de Goiás, a Prainha, está sendo revitalizada pela prefeitura do município. Com localização p...


Uma extensa área de lazer, no centro de Corumbá de Goiás, a Prainha, está sendo revitalizada pela prefeitura do município. Com localização privilegiada, próximo ao Campo de Batalha onde são realizadas as tradicionais corridas das Cavalhadas, o espaço vai ganhar um novo visual com o plantio de 300 mudas de espécies do Cerrado, doadas pela Corumbá Concessões.

O plantio foi realizado em 5 de fevereiro, com o objetivo de recuperar a mata ciliar do Rio Corumbá, que corta a área da Prainha, se estendendo pelas margens do rio, no sentido Ponte Velha. O prefeito Chico Vaca abriu o evento, que teve a participação do vice-prefeito Sérgio Franco, da secretária de Meio Ambiente, Elizete Oliveira Bandeira, outros funcionários da prefeitura e os analistas ambientais da Corumbá Concessões, João Guedes e Luana Santos.
Para o prefeito Chico Vaca, a Prainha é um espaço frequentado por turistas da região e de outros estados e é muito importante para Corumbá de Goiás. “Foi um evento muito participativo, com mais de 60 pessoas. Vai ser muito bom, daqui a uns cinco anos, já podermos ver as árvores florindo e melhorando o visual do local, e isso foi possível graças ao apoio da Corumbá Concessões, a quem agradecemos”, disse.

Na avaliação do analista ambiental da Corumbá Concessões, João Guedes, a ação executada pela prefeitura foi positiva, por ser o Corumbá um rio com grande potencial energético. A preservação da sua mata ciliar tem papel fundamental para a proteção física do rio, promovendo interação entre os ecossistemas terrestres e aquáticos. Creio que a ação educativa de hoje vai contribuir com a quantidade e qualidade da água disponível naquele ambiente, retendo os sedimentos, os nutrientes carregados pela chuva e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas”, explicou João Guedes.

“Corumbá de Goiás é uma cidade histórica que recebe muitos turistas. E a Prainha, uma área de dois hectares é um dos grandes atrativos da cidade, principalmente para camping e banhos num poço formado bem na curva que o rio Corumbá faz no local”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Elizete Bandeira. No início do ano, segundo ela, as margens do rio na Prainha passaram por uma limpeza, em regime de mutirão, de onde foi retirada uma grande quantidade de lixo. Em breve, complementou, o espaço receberá outras melhorias, como lixeiras.

Para Elizete Bandeira, a Prainha tem uma relação estreita com o reservatório de Corumbá IV: “O público que frequenta o local também faz turismo no lago, onde o Rio Corumbá é o grande personagem neste cenário, pois, nasce no Estado de Goiás e desagua no reservatório”.

Como uma atividade de interface, antes do plantio agentes ambientais da Corumbá Concessões realizaram uma parada ecológica nas proximidades da Prainha. Na ação, foram distribuídos 100 kits de material educativo (folders sobre o controle e combate a vetores e de prevenção da Covid-19; cartilhas sobre o Cerrado e sobre a História do lixo; lixocars e sacos de lixo oxi-biodegradável, além de informações sobre o plantio das mudas na Prainha.

Ana Lúcia dos Guaranys

Ascom Corumbá Concessões

Nenhum comentário