Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

Sem dinheiro para o Censo, presidente do IBGE pede exoneração

Exoneração ocorre um dia após o Congresso Nacional aprovar o Orçamento com recursos insuficientes para a execução do Censo 2021. A president...

Exoneração ocorre um dia após o Congresso Nacional aprovar o Orçamento com recursos insuficientes para a execução do Censo 2021.


A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, pediu, nesta sexta-feira (26/3), exoneração do cargo, “por motivos pessoais e de família”. Segundo o órgão, ela continuará no cargo até que o novo presidente seja indicado.
O pedido de exoneração ocorre um dia após o Congresso Nacional aprovar o Orçamento de 2021, no qual os recursos previstos para o Censo Demográfico 2021 – que já tinha sido adiado do ano passado para este – foram reduzidos em 96%, de R$ 2 bilhões para apenas R$ 71,7 milhões.
Durante a sessão, o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), prometeu que o governo buscaria uma forma de recompor, ao longo do ano, a verba para saúde, educação e censo.
O censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. O instituto, todavia, trabalhava com a perspectiva de realizá-lo neste ano, mas a falta de recurso pode inviabilizá-lo.

Fonte: Metrópoles 

Nenhum comentário