Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

Renan Calheiros será relator da CPI da Pandemia

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido nesta sexta-feira (16) para ser o relator da CPI da Covid-19 na Casa. O presidente da comi...


O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido nesta sexta-feira (16) para ser o relator da CPI da Covid-19 na Casa. O presidente da comissão será o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidenteserá o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Por ter a maior bancada na Casa, o MDB deveria ficar com a presidência da CPI, mas o partido preferiu escolher a relatoria. Dessa forma, o PSD, segundo maior partido do Senado, ficou com a presidência.
Ao longo da semana, depois de considerar que a criação da Comissão seria inevitável, lideranças governistas concentraram esforços para tentar evitar que um senador de oposição, como Renan, assumisse postos de destaque na CPI.
A iniciativa comandada pela ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, tinha apoio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem não interessa o protagonismo de um adversário político regiona.
A escolha por Renan deixa o presidente em uma situação de fragilidade, e refém do oportunismo do DEM, por exemplo, que tenta emplacar um ministério.
Os primeiros movimentos da CPI devem definir os próximos passos dos senadores. E o que as audiências mostrarem, vão definir se o presidente consegue concluir o mandato. A tendência é fazer o Planalto sangrar lentamente ao invés de optar por um processo de impeachment. A não ser que o desgaste fique ainda maior.

Com informações são da CNN

Nenhum comentário