Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

DF terá Semana de Conscientização sobre a importância da castração de animais

DF terá Semana de Conscientização sobre a importância da castração de animais Projeto do deputado Daniel Donizet foi aprovado pela Câmara Le...


DF terá Semana de Conscientização sobre a importância da castração de animais
Projeto do deputado Daniel Donizet foi aprovado pela Câmara Legislativa e agora segue para sanção do governador
O Plenário da Câmara Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (26), em segundo turno, o P
rojeto de Lei 1351/2020, do deputado Daniel Donizet (PL), que cria a Semana Distrital de Conscientização sobre o Controle Populacional Animal no DF. 
A proposta segue agora para sanção do governador.
De acordo com a proposta, toda segunda semana do mês de março será utilizada para a promoção de campanhas que esclareçam e divulguem a importância da conscientização sobre a responsabilidade que devemos ter com os animais, evitando a procriação de forma descontrolada. 
A data escolhida está relacionada ao Dia Nacional do Animal, comemorado em 14 de março.
“Nos últimos anos, o abandono de animais domésticos vem crescendo muito, e neste momento de pandemia, os números têm sido ainda mais assustadores. Devemos conscientizar a população da importância da castração, derrubando mitos e oferecendo condições para que os tutores realizem o procedimento em seus pets. Somente controlando a população de animais, conseguiremos diminuir o abandono e os maus-tratos”, defendeu o deputado Daniel Donizet.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a existência de mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Segundo o distrital, grande parte desses animais abandonados são vítimas da procriação descontrolada, e acabam morrendo de doenças, fome, ferimentos ou outros perigos presentes na vida de rua.
“Para se ter uma ideia do quanto esse assunto é sério, uma cadela não castrada e seus descendentes, em seis anos, podem gerar 64 mil filhotes”, afirmou o deputado.
Ainda segundo Daniel, as vantagens vão além do controle populacional.
 “Os próprios veterinários indicam a castração como uma forma de evitar doenças nos pets. Além de não gerar filhotes, a cadela ou gata também terão menor risco de desenvolver tumores de mama, piometra e outras doenças ligadas ao aparelho reprodutivo”, explicou.
O distrital lembra que a castração é uma cirurgia de baixo risco, que não requer internação, mas que deve ser realizada somente por médicos-veterinários devidamente habilitados. “O pós-operatório é simples e basta uma semana de recuperação para que o animal fique bem”, disse.
Desde que assumiu o mandato, o deputado Daniel Donizet tem destinado recursos para o Programa de Castração Gratuita do Instituto Brasília Ambiental, incluindo a reabertura do Castra Móvel. “Castração é a solução! Estou trabalhando para que possamos oferecer o procedimento gratuito em todas as regiões do DF. Nossa meta é castrar animais em situação de vulnerabilidade, de famílias de baixa renda e de grandes plantéis”, finalizou o parlamentar.


Assessoria de Comunicação Deputado Daniel Donizet

Nenhum comentário