Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

Pianista Brasiliense Recebe Prêmio Internacional

EXCLUSIVO: O Pianista Classico Breno Alves de Sousa recebeu na última semana o prémio de segundo lugar no Torneio Internacional RUSSIAN RHAP...


EXCLUSIVO:

O Pianista Classico Breno Alves de Sousa recebeu na última semana o prémio de segundo lugar no Torneio Internacional RUSSIAN RHAPSOD PIANO COMPETITION disputado na Rússia. Breno é morador do Gama e já participou de vários torneios e apresentações de nível mundial. 
Em suas redes sociais Breno compartilhou com os amigos essa grande conquista. Entrevistamos Breno Sousa para conhecer melhor essa carreira de sucesso do jovem pianista clássico de 18 anos de idade.
Acompanhe na integra:

Blog A Politica e o Poder: Quando você começou a estudar piano e o que o levou a seguir essa carreira?

Breno Souza : O meu interesse pela música e pelos instrumentos musicais foi notificado aos 3 anos de idade. 
Aos 5 anos, fui matriculado na escola Toc Art Gama, nessa escola estudei com o professor André Dias os instrumentos violão, flauta, guitarra e teclado. 
Conversando com o André, fiquei sabendo dos cursos da Escola de Música de Brasília (EMB), procurei mais informações e participei do sorteio de vaga na referida por 3 anos, mas não fui contemplado. 
Nesse período, no recesso escolar, passei a participar dos Cursos Livres Musicais oferecidos pela EMB. 

Os Cursos Musicais foi estruturada e passou a ser ofertado no Sábado no ALUB da Asa Norte e em um desses sábados o professor de teclado faltou e quem foi substituí- lo foi o professor de piano Remo de Oliveira. 
A aula dele era em uma apostila. Passou o primeiro exercício e foi atender os outros alunos. 
Chamei-o e falei que já estava com o exercício pronto, ele achou estranho e mandou eu realizar a atividade e eu toquei sem erro.
 Deixou uma segunda atividade e finalizei rapidamente, executando sem erros. Passou uma terceira e ao chamá-lo, ele ficou surpreso, mas mandou eu executar. 

Quando terminei, ele olhou, encarou e falou " onde está o seu pai?". 
Eu respondi que ele esta no pátio da escola, me esperando. Nesse momento tocou o sinal do término da aula. Ele falou: " vá chamar seu pai, quero conversar com ele". E assim o fiz, chamei meu pai dizendo que o professor queria conversar com ele. Quando retornamos a sala, o professor Remo, contou o que tinha acontecido e foi bem direto, falando: " Aqui não é lugar para o Breno. 
O lugar dele é na EMB, quero ele matriculado na minha sala". Participei da seleção, pois completei 12 anos de idade no dia da prova, que era a idade necessária.
 Fui o segundo o classificado, matriculado na sala do Remo, fiz o Curso Básico de Piano Erudito. 
Aos 16 anos, participei novamente da prova de seleção na EMB, agora para o Curso Técnico, sendo o primeiro classificado. 
Em resumo, 13 anos na música e destes 7 anos dedicados ao piano.

Blog A Politica e o Poder: Qual foi a maior dificuldade que enfrentou para seguir a carreira de pianista?
Breno Souza: No piano, geralmente não encontro nenhuma dificuldade, pois estudo com prazer, participo de apresentações com tranquilidade e segurança por causa dos estudos.
Blog A Politica e o Poder Quem são as pessoas responsáveis pelo seu sucesso?
Breno: Meus pais e o professor Remo de Oliveira, e todos os professores que me orientaram.
Blog A Politica e o Poder: Qual o seu maior sonho?
Breno Souza: Fazer graduação em Música, mestrado e o doutorado. Participar dos principais concursos nacionais de piano: Chopin e o de Tchaikovsky por exemplo.
Blog A Politica e o Poder: Em quantos torneios nacionais e internacionais você foi premiado e qual o de maior relevância?
Breno Souza: Participei de 7 torneios internacionais, sendo o mais importante o de Singapura, pois foi o mais concorrido e participei da categoria principal, concorrendo com pianistas graduados do mundo inteiro. 
Nacionais participei de 6, destes considerado o mais relevante o Souza Lima de São Paulo, pela tradição e também pela alta qualidade pianística que encontrei lá.
Blog A Politica e o Poder: Aonde você foi criado e qual o nome dos seus pais?
Breno Souza: Eu moro no Setor Leste do Gama. O meu pai é Enecy Elvecio de Souza e a minha mãe é Olita Alves do Nascimento.
Blog A Politica e o Poder: Qual sua idade e nome completo?
Breno Souza: Atualmente, eu tenho 18 anos e meu nome é Breno Alves de Souza.
Blog A Politica e o Poder: Fala um pouco sobre o Torneio Russian Rhapsod Piano Competition:
Breno Souza: É um concurso que começou na forma presencial e com grande repercussão. Com a pandemia, ele foi organizado na forma mista: preliminar com vídeo postado no Youtube e final online transmitido pelo Zoom ao vivo, com a internet interferindo na qualidade da apresentação.

Rede sociais

YouTube: Breno Souza 
Facebook: Breno Souza 
Instagram: Breno Souza 

Nenhum comentário