Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

Empresários de Taguatinga visitam as obras do Túnel no centro da cidade

Visita dos empresários as obras do Túnel de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital. “Toda semana queremos trazer novas lideranças ...

Visita dos empresários as obras do Túnel de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.
“Toda semana queremos trazer novas lideranças e empresários de Taguatinga para conhecer de perto esta que é uma das maiores obras do Brasil”, pontuou Renato Andrade, administrador da cidade.
Por Delmo Menezes
Na manhã desta terça-feira (29), empresários do centro de Taguatinga acompanhados do administrador da cidade, bispo Renato Andrade, visitaram as obras do Túnel, e puderam ver de perto um dos maiores canteiros do País.
Na oportunidade, os comerciantes tiraram suas dúvidas com os engenheiros que fizeram uma breve explanação do andamento dos trabalhos que já estão 40% concluídos.
Túnel de Taguatinga: Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

A possibilidade de isenção do pagamento do IPTU, foi uma das reivindicações dos empresários da cidade que acompanharam a visita às obras do Túnel de Taguatinga. De acordo com o Sr. Hamilton, proprietário da Ótica Nacional, “se o governo conseguir a isenção por tempo limitado do pagamento da taxa de IPTU, ajudará muito os empresários que estão sendo prejudicados pela diminuição de clientes devido às Obras”, ressaltou. O administrador bispo Renato se comprometeu a levar a reivindicação ao governador Ibaneis Rocha.
De acordo com o Dr. Wendel, que é um dos engenheiros responsáveis pela obra, o cronograma está devidamente dentro do prazo estipulado e a obra deverá ser concluída no próximo ano.
Túnel de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Segundo o Bispo Renato de Andrade, a cada 15 dias é feita uma vistoria pela administração e outros órgãos do governo para fiscalizar o andamento das atividades. “Toda semana queremos trazer novas lideranças da região para conhecer de perto esta que é uma das maiores obras do Brasil. Queremos também ouvir as reivindicações e buscar soluções para minimizar os problemas que o comércio local vem enfrentando transitoriamente. Estamos fazendo de tudo para que a cidade não pare. 
O túnel faz parte do futuro de Taguatinga, mas a região precisa continuar funcionando”, observou.
De acordo com o administrador, “o Túnel de Taguatinga vai beneficiar uma população em torno de 1,8 milhão de pessoas, além de desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que circulam pela região todos os dias”, disse.

O túnel



Com previsão de entrega para 2022, a construção das paredes de diafragma – que fazem parte da fundação do túnel – está em fase de finalização. A próxima etapa é a execução de vigas e lajes. A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.Túnel de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.


Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
A movimentada Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com uma paisagem inteiramente nova para a população. Ela terá foco nas pessoas e no comércio da região.

Obras do Túnel de Taguatinga. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Para acelerar ainda mais o ritmo da construção do Túnel de Taguatinga, os serviços para erguer a estrutura – que vai beneficiar 137 mil motoristas – foram estendidos até as 22h.
A obra é fruto de um investimento de R$ 275 milhões em contrato de financiamento firmado entre o governo local e a Caixa Econômica Federal.

Da Redação do Agenda Capital

Nenhum comentário