Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Últimas notícias

latest

DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO...

Luciano Lima Pois bem, a internet e as redes sociais estão sempre nos lembrando de algumas datas importantes que esquecemos e hoje, 14 de ju...


Luciano Lima
Pois bem, a internet e as redes sociais estão sempre nos lembrando de algumas datas importantes que esquecemos e hoje, 14 de julho, é Dia da Liberdade de Pensamento.
Vieram imediatamente à minha mente os ideias de liberdade que nasceram com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789, e abriram caminho para a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que inspirou a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Por isso, convido você que está lendo este texto para uma reflexão. Não sou, e não somos, o dono da verdade e todos têm o direito de concordar ou discordar. Não tenho dúvida que estamos todos no limite. 
Cada um à sua maneira, a verdade é que estamos todos tentando nos equilibrar nas mais diversas variáveis de sentimentos e comportamentos.
Nos últimos anos, as disputas políticas nos dividiram e nos isolaram em "nichos ideológicos". Agora, a crise da pandemia do Coronavírus, nos separou também em "nichos de intolerância, ignorância e estupidez".
 É como se não houvesse vida inteligente em nenhum pólo que não seja o dos extremos.
Todos nós temos o direito a pensar, defender e criticar o que quisermos. Mas, penso eu, que quando amigos deixam de se falar, se agridem nas redes sociais e amizades acabam, isso se chama "IGNORÂNCIA com um molho picante de BURRICE".
Nelson Rodrigues dizia que "toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar". Portanto, os opostos podem continuar se atraindo. Não precisamos brigar com alguém que pense diferente da gente. Precisamos evoluir como sociedade e também como seres humanos.
Não vou deixar de amar meus amigos que são "DA DIREITA" e nem os meus amigos que são "DE ESQUERDA". E isso é possível! E a fórmula é simples: RESPEITO.
Que cada um de nós possa pedir a Deus todos os dias EQUILÍBRIO, SERENIDADE, SOBRIEDADE, AMOR E PAZ.

Acesse o Portal Federal 
Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista

Nenhum comentário